top of page

13 erros que podem “Matar” um Programa de Wellness Empresarial

Iniciar um programa de Saúde & Bem-Estar na empresa pode ter os  seus desafios, mas saiba que quer seja uma pequena, média ou grande empresa, é possível e têm retorno.

13 erros que podem "matar" um programa de wellness empresarial - Bewell Portugal

Ao longo dos 15 anos da Bewell e do trabalho desenvolvido dentro das empresas, eis um levantamento dos erros mais frequentes e que podem  “matar” um Programa de Saúde & Bem Estar Empresarial.


1 - NÃO TER UM  PLANO FORMAL

Sem um plano estratégico formal, o seu programa de Saúde & Bem-Estar vai simplesmente à deriva, e ao "sabor" do dia a dia, ao invés de focar em objetivos específicos.


2 - NÃO TER UM RESPONSÁVEL

Para o programa de Saúde & Bem-Estar funcionar sem problemas,é imperativo alguém ser responsável pela sua coordenação. Este colaborador deve ter o compromisso de liderar, ser o seu  embaixador e dar um exemplo.


Aprenda a reter os seus melhores colaboradores - Bewell Portugal

3 - SEM  APOIO DA GESTÃO

Os líderes desempenham um papel fundamental na criação de ambientes que “ respiram” bem-estar. A administração deve ser o principal instigador e tornar visível o programa na organização. Se possível participando nas próprias ações desenvolvidas.  


4 - COMUNICAÇÃO INADEQUADA

Sem dúvida, os programas de Saúde & Bem Estar que atinjam o sucesso são os que são comunicados de forma agressiva. A comunicação deve começar cedo e ser frequente.


5 - NÃO TER O POSICIONAMENTO CORRETO

Demasiadas vezes estes programas são apenas um "projeto de RH".  Deve ser posicionado como uma mudança de cultura e algo que é crítico para o sucesso da empresa.


6 - EXPECTATIVAS IRREALISTAS

Mudar comportamentos leva tempo e transformar uma cultura empresarial é um trabalho árduo. É difícil esperar um ROI positivo em menos de 12 meses . 


7 - NÃO RECOLHER DADOS

Para criar um programa de Bem Estar que se encaixa na sua empresa é necessário recolher dados sobre os colaboradores. Por exemplo, os quatro grandes hábitos diários que têm  maior impacto: exercício, dieta, sono e uso de tabaco / álcool. Entre outros os rastreios biométricos( Glicémia, Bioimpedância,Tensão Arterial )  são igualmente uma ótima maneira de capturar dados.


8 - NÃO TER  DINHEIRO PARA INVESTIR

Algumas das atividades até podem ser de baixo custo, mas não sem nenhum custo. É necessário ter pelo menos um orçamento mínimo. Seja criativo na identificação de outras fontes de financiamento.


9 -NÃO ENVOLVER OS COLABORADORES

Um fraco envolvimento dos colaboradores é um d