top of page

7 dicas para manter os seus colaboradores envolvidos no seu programa de bem-estar durante todo o ano

Para ter um programa de bem estar de sucesso na sua empresa, os seus colaboradores têm que estar motivados e comprometidos.


Colaboradores comprometidos tendem a ganhar mais com as iniciativas de saúde e

bem-estar corporativo e difundem junto dos colegas os benefícios do programa. É por isso que os profissionais de RH estão constantemente à procura de formas de aumentar e manter os colaboradores envolvidos nestas iniciativas ao longo do ano.


Manter os seus colaboradores envolvidos no seu programa de bem-estar no local de trabalho não é fácil, pois estes podem facilmente perder a motivação quando as atividades se tornam repetitivas.


Por isso, se o seu programa de saúde e bem-estar se mantém o mesmo há muito tempo, talvez seja altura de mudar.

Comece por estas sete dicas para manter os seus colaboradores envolvidos durante todo o ano.


| Faça um calendário de conteúdo

Os calendários de conteúdo são uma ferramenta fantástica que facilita a organização e planeamento das iniciativas de bem estar. Ao planear o ano com antecedência, irá garantir que os seus colaboradores têm sempre algo de novo e interessante no qual se focar em cada um dos meses e isto ajuda-os a manter-se envolvidos. Os calendários de conteúdo são, de igual modo, importantes na medição e otimização de estratégias. Poderá criar pontos de referência que o ajudem a avaliar a ação ao longo do ano e, assim, medir o que funciona ou não funciona.


| Comunique as suas iniciativas

Uma comunicação eficaz é a chave para o envolvimento dos colaboradores. Sem um plano de comunicação, os seus colaboradores não terão conhecimento das vantagens do seu programa de bem estar. Comunique regularmente as suas atividades, objetivos e visão. Caso contrário, os seus colaboradores não estarão predispostos a participar em algo que não conhecem. Poderá, por exemplo, enviar emails semanais com informação acerca das iniciativas e vantagens, assim como anunciá-las em reuniões.


| Desenvolva desafios de bem estar

Os desafios são uma técnica que proporciona um ambiente divertido e, simultaneamente, desafiante para os seus colaboradores. Incorporar desafios de bem estar é uma excelente forma de ajudar a sua equipa a sair da rotina. Celebre eventos ou datas especiais e promova a competição saudável, o que aumentará o envolvimento dos seus colaboradores. Seja criativo com os desafios que propõe e tente incluir desafios individuais e em grupo. Alguns exemplos são os desafios de gratidão, desafio da água, desafios de 30 dias e desafios pontuais.


| Ajude a aliviar o stress

Inclua estratégias de educação e metodologias de combate ao stress como parte das

iniciativas do seu programa de bem estar. Ao ajudar a aliviar o stress dos seus colaboradores, estes irão sentir-se mais comprometidos e motivados com o seu programa e com a sua empresa. Ofereça office massages todas as semanas, convide um instrutor de ioga uma vez por mês ou pratique meditação em equipa.


| Aproveite as datas comemorativas

Faça das efemérides o seu plano de comunicação. Aproveite estas datas comemorativas para promover hábitos saudáveis aos seus colaboradores durante todo o ano. Por exemplo, o Dia Internacional da Felicidade, o Dia Mundial do Sono ou o Dia Mundial da Alimentação, entre muitos outros.


| Utilize as redes sociais

As redes sociais podem ser uma excelente forma de aumentar o envolvimento dos seus colaboradores com o seu programa de bem-estar. Incentive-os a registar os melhores momentos dos seus desafios nas redes sociais da empresa e crie hashtags que possam utilizar para documentar o seu sucesso e encontrar outras pessoas que estejam a competir nos mesmos desafios.


Poderá, de igual forma, utilizar as contas de redes sociais da própria empresa para publicar atualizações de bem-estar e partilhar as fotos dos colaboradores.


| Foque-se no bem estar holístico

Um programa de bem estar eficaz irá cobrir mais do que nutrição e exercício físico. É, de igual modo, importante que as empresas abordem os vários aspetos do bem-estar, como a gestão do stress, sono, saúde preventiva, saúde mental, emocional e social, nutrição e bem estar financeiro. Inclua todos estes tópicos nos desafios, atividades e eventos que decorram no âmbito do seu programa.


É natural que o nível de envolvimento e participação dos colaboradores aumente e diminua ao longo do ano. Contudo, para ajudar a mantê-lo o mais alto possível, as empresas deverão esforçar-se por reforçar os seus programas com atividades diferentes, que promovam desafios divertidos, uma comunicação aberta e eficaz.




Fale connosco, há 18 anos que implementamos wellness empresarial e podemos ajudar a sua empresa a melhorar a qualidade de vida e saúde dos seus colaboradores!




bottom of page