top of page

Como estimular a Alimentação Saudável na sua empresa !

Como abordar o conceito de alimentação saudável e demonstrar que realmente se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores?


Como Estimular a Alimentação Saudável na empresa

Passamos a maior parte do dia no local de trabalho e grande parte das nossas refeições são feitas durante o horário de trabalho.

As empresas são assim o local ideal para se promover ações de alimentação saudável ou reeducação alimentar potenciando a saúde e a produtividade do colaborador. O conhecimento adquirido no ambiente de trabalho é transformador e faz com que as pessoas coloquem em prática os hábitos fora da empresa, tornando-os parte da sua vida.

Algumas ideias que podem ajudá-lo a incentivar a alimentação saudável tornando-a divertida:

 

PROMOVA AULAS DE COZINHA NA EMPRESA

Esta é uma ótima opção porque é algo divertido e diferente que pode promover como parte do seu programa de bem-estar. Quer tenha os meios ( Copa; Refeitório; Espaços Snack), ou simplesmente uma sala com uma mesa onde possamos colocar os nossos equipamentos, teremos um perito que ensinará aos seus colaboradores algumas receitas saudáveis.

Fica a experiência para fazer pelo menos uma refeição saudável e a vontade de aprender mais.

ENSINE A LER AS EMBALAGENS DOS PRODUTOS

Sabe quantas pessoas sabem ler um rótulo de uma embalagem? Infelizmente muito poucas e nem imagina as surpresas que existem nos nossos workshops de Alimentação Saudável. A verdade é esta, poucas pessoas sabem ler um rótulo.

Se os seus colaboradores souberem distinguir entre um alimento bom e um mau que seja similar com base na leitura do rótulo vai fazer toda a diferença. Faça desta opção uma parte do seu programa de wellness empresarial.


Alimentação Saudável, Dinâmicas, Palestras Interativas, Jogos.

CRIE UM LIVRO DE RECEITAS DA EMPRESA

Esta é claramente uma ótima forma de partilhar as receitas favoritas de cada colaborador e deixe um marco da mudança alimentar... para mais tarde recordar.

Espalhe a ideia e incentive os colaboradores a enviarem receitas saudáveis.

Juntou receitas suficientes? Imprima o livro ou o e-book com o seu branding e distribuía pelos seus colaboradores. Garantidamente vai ser tema de conversa criando goodwill para a organização e ficará com um marco na transformação para uma cultura de empresa saudável.

PARCERIAS PARA ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL

Da mesma forma que faz uma parceria com o ginásio mais próximo pode estabelecer uma parceria para tornar a ajuda nutricional uma opção viável.

A Bewell disponibiliza um plano de acompanhamento dietético on line. Esta ferramenta vai de encontro ao conceito de portabilidade na saúde & Bem Estar pois inúmeros fatores ( pessoais, geográficos, profissionais…) limitam o tempo necessário de muitas pessoas que querem iniciar um plano de alimentação saudável, eficaz e exequível.

Se quiser colocar como opção no seu programa pode por exemplo comprar um pacote de horas/consultas on line, a serem efetuadas pelos seus colaboradores. Este serviço garante o mesmo atendimento personalizado e poderá ser feito na empresa, sem necessidade de haver deslocações, apenas à distância de um click.

VISITA GUIADA AO SUPERMERCADO

Ao longo dos anos e pela experiência que fomos adquirindo nos nossos programas, verificámos que existe alguma dificuldade por parte da maioria das pessoas, de transformar a aprendizagem teórica numa mudança efetiva e correta.

Alguns conceitos que abordamos perdem-se nas prateleiras dos supermercados pois aqui o marketing é agressivo e pode confundir. Na prática muitas vezes compramos com boa intenção mas de forma errada.

Este fosso entre o que se aprende nas consultas, nos workshop até à despensa e à mesa lá de casa vai acabar. Coloque as mãos na massa e promova uma visita guiada ao supermercado


Comer saudável não é sobre resistir à tentação...

E AGORA, DUAS IDEIAS UM POUCO MAIS FORA DA CAIXA

CONSTRUA UMA HORTA NO SEU LOCAL DE TRABALHO

Ok. Não dá para implementar em todas as empresas mas imagine que está implementada num complexo industrial ou tem terreno junto da sua empresa que possa ser aproveitado para esse fim.

Arranje o local, promova grupos responsáveis pelos espaços, facilite os materiais necessários, plante os legumes ou frutas que os colaboradores desejarem. Com este programa ajuda os colaboradores a começar a semana um passo mais perto de uma lista de supermercado fresca e saudável.

E já os imaginou a dividir os frutos e legumes do seu trabalho? Pode também ter uma mini horta, com ervas de cheiro, como passo inicial!

PARCERIAS COM PRODUTORES OU COMUNIDADES AGRÍCOLAS

Dependendo de onde está a sua empresa pode ser um pouco mais difícil de implementar mas não impossível. Pode funcionar da seguinte forma: à medida que eles colhem alimentos ao longo do ano, a empresa recebe uma parte dela, eventualmente até com um serviço de entrega associado.

No limite isto irá permitir que os seus colaboradores adquiram alimentos frescos e saudáveis todas as semanas.

A promoção de uma reeducação alimentar corporativa é extremamente interessante, pois ao ser feita coletivamente os colaboradores ajudam-se e motivam-se uns aos outros a ultrapassarem os desafios diários. Isso facilita a adesão ao programa, traz motivação, maior ânimo e disposição dos colaboradores, e promove a integração da equipa.


Alimentação Saudável nas Empresas - Bewell Portugal
  • ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, O QUE AS EMPRESAS PODEM FAZER?

  • COMO PROMOVER A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR NA EMPRESA?

  • QUE TEMAS PODEM SER TRABALHADOS E DE QUE FORMA?

  • QUAIS SÃO AS VANTAGENS PARA O COLABORADOR E PARA A EMPRESA?

Quer transformar a sua empresa num local excelente para se trabalhar? Quer promover a saúde e bem estar dos seus colaboradores e elevar a sua produtividade?

Fale connosco, há 16 anos que implementamos wellness empresarial e podemos ajudar a sua empresa a melhorar a qualidade de vida e saúde dos colaboradores.


bottom of page