• Bewell Portugal

Qual será a peça que pode “salvar” o seu programa wellness?

Tem um programa de wellness na sua empresa, mas os seus colaboradores não se mostram interessados? Talvez esteja a faltar a principal peça deste puzzle.

A sua empresa tem e implementou um programa wellness com incentivos, desafios, atividades regulares, pontuais e eventualmente um portal. À partida terá todos os recursos de que precisa para ter sucesso.

No entanto, tem notado que os colaboradores não se entusiasmaram com o programa e a participação é menor do que estaria à espera. Porque será?

Poderá ser porque lhe falta a base ou o fundamento principal para o seu programa de Saúde Bem & Estar funcionar: A COMUNICAÇÃO.

Uma comunicação de Saúde e Bem Estar eficaz é o “cimento” principal para a construção de um programa eficaz que permita mudanças de comportamento e progresso mensurável.

Sem um plano de comunicação onsite, com branding próprio, que envolva as pessoas não vai ter sucesso nas mudanças que quer implementar, nem sequer se interessarão pelo programa que tanto trabalho lhe deu aprovar e implementar.

Se a comunicação não foi uma prioridade no seu plano de wellness empresarial é hora de a colocar no centro das atenções e colocar em prática uma estratégia de comunicação eficaz.

Veja como uma comunicação eficaz pode “salvar” o seu programa de bem-estar:

ENVOLVA OS COLABORADORES EMOCIONALMENTE

Sem envolvimento as pessoas simplesmente não participam e para se envolverem os colaboradores precisam saber o mínimo sobre o programa e principalmente sobre os benefícios da participação.

Crie um lado emocional na comunicação, conte uma “história” apelando ao contributo e fomente como é “divertido” participar. Mantenha a comunicação simples e consistente durante o início do seu programa de bem-estar.

Sendo importantíssima no início também é necessária para manter os colaboradores envolvidos ao longo do tempo. Os esforços regulares de comunicação fornecem consistência.


Mesmo sem ações regulares, esteja sempre em contacto e envie-lhes lembretes ou dicas e quaisquer ações futuras. Veja esta dica semanal de uma empresa nossa cliente que faz uma atividade por mês.

ENTRE NAS CABEÇAS DOS COLABORADORES

Onde? Como? Por quê? Estas devem ser as questões fundamentais que a sua comunicação de bem estar deve abranger. Os colaboradores devem saber sempre o que está a acontecer e como se envolver.


Ao usar táticas de comunicação eficazes, vai paulatinamente “educar” os colaboradores, mantendo-os informados do estado atual e ações futuras do seu programa de bem-estar.


ALGUMAS TÁTICAS DE COMUNICAÇÃO PARA MANTER EM MENTE:

  • ​REGULARIDADE: Crie um plano de comunicação que inclua mensagens regulares. Deve comunicar frequentemente para que recebam lembretes úteis que irão aumentar a participação. Embora deva comunicar regularmente, não bombardeie com demasiada informação de uma só vez.

  • SIMPLICIDADE: Mantenha as coisas curtas e simples. Manter as coisas curtas, com linguagem simples e direto ao ponto vai manter a atenção e ser mais eficaz.

  • ESTRATÉGIA: Associe a comunicação a eventos ou datas específicas da sua empresa. Ex:: Vai ter um festa de natal ? Informe os colaboradores que vai existir uma área com alimentação Saudável.

  • BRANDING: Se ainda não o fez, por favor faça, dê ao seu programa de bem estar uma marca! Branding é essencial para uma mensagem consistente e fácil de seguir. O branding também vai ajudar a dar “estilo” aos materiais de comunicação destacando-os e seduzindo leitores.

Em conclusão, ao implementar o seu programa, tente criar uma ligação emocional em cada ponto de contacto e não o deixe falhar por falta de comunicação – é uma correção simples!

Crie uma comunicação que ressoa nas pessoas, que inclua conteúdo valioso, relevante e personalizado e os seus colaboradores vão estar mais do que informados, envolvidos.

Lembre-se que estes programas podem ser life changing para os colaboradores ..…. e lucrativos para as empresas que os implementam.

Gostou deste conteúdo? Clique em gostei, deixe o seu comentário e/ou compartilhe!

Quer transformar a sua empresa num local excelente para se trabalhar? Quer promover a saúde e bem estar dos seus colaboradores e elevar a sua produtividade?

Fale connosco, há 16 anos que implementamos wellness empresarial e podemos ajudar a sua empresa a melhorar a qualidade de vida e saúde dos colaboradores.

#corporatewellness #segurançaesaúdenotrabalho #WellnessnasempresasSaúdeebemestarnasempres

Topo

Contactos

Av. Bombeiros - Caramão da Ajuda -Restelo, Lisboa, Portugal

Móv  (+351)  914 64 77 90

virnamartins@bewell.pt

SOCIALIZE Conosco

  • LinkedIn Bewell
  • Facebook Bewell