• Bewell Portugal

E se as empresas tratassem a Saúde e Bem Estar como a Segurança?

Fazer com que o bem-estar no local de trabalho seja tão importante como a segurança nas empresas requer o seu tratamento enquanto cultura e não uma moda.


Deixar cabos elétricos próximos de água pode ser perigoso, e as empresas não querem que os colaboradores estejam expostos a algo inseguro. No entanto, as mesmas empresas podem servir donuts, muffins , doces nas reuniões, na cantina, nas máquinas de vending….

Existem programas e formações sobre segurança e na maioria das organizações não é uma moda. Não é “ ok, vamos estar seguros este mês, mas no próximo mês já não queremos saber sobre segurança”


A segurança é uma mudança de cultura enraizada na maioria das organizações e muito importante na maioria das empresas

Todos estão preocupados com a segurança, existem simulacros etc, e geralmente há envolvimento dos colaboradores nos temas da segurança, desde os trabalhadores da manutenção até à administração.

Este é o tipo de envolvimento que deveríamos ter para a saúde e bem estar nas empresas. Gostaríamos de ver as pessoas envolvidas na transformação das empresas para uma cultura de saúde e bem estar.

Tratar o bem estar como a segurança exige uma mudança de cultura organizacional, e tem que ser feito sistematicamente. Não pode ser algo que nos entusiasmamos por uma semana ou um mês e depois desaparece.

POR EXEMPLO, É USUAL EM AMBIENTE FABRIL E NOUTROS LOCAIS EXISTIR UMA PLACA DE QUANTOS DIAS ESTÃO SEM ACIDENTES. NUNCA VI NADA PUBLICADO EM RELAÇÃO À NUTRIÇÃO, PERDA DE PESO, PROGRAMA DE EXERCÍCIOS, KM PERCORRIDOS ETC .

Por que não comunicar estes dados? Por que não colocá-lo nas salas de descanso ? ou nos locais de passagem dos colaboradores ou mesmo no lobby.

“ OS NOSSOS COLABORADORES FIZERAM ISTO EM RELAÇÃO AO BEM ESTAR... AQUI ESTÁ O NOSSO PROGRESSO. COMEÇAMOS AQUI, E AQUI ESTAMOS, SEIS MESES DEPOIS”

Pode ser coletivo, departamental, individualizado. Os limites são os limites da sua própria criatividade.

Comece simplesmente ( ou simples )

A maioria das pessoas não é educada em termos de bem-estar, nutrição, redução do stress e existem inúmeras vantagens em implementar um programa de saúde e bem-estar na sua empresa.


Veja AQUI por onde começar


Quer transformar a sua empresa num local excelente para se trabalhar? Quer promover a saúde e bem estar dos seus colaboradores e elevar a sua produtividade?

Fale connosco, há 16 anos que implementamos wellness empresarial e podemos ajudar a sua empresa a melhorar a qualidade de vida e saúde dos colaboradores.


#corporatewellness

Topo

Contactos

Av. Bombeiros - Caramão da Ajuda -Restelo, Lisboa, Portugal

Móv  (+351)  914 64 77 90

virnamartins@bewell.pt

SOCIALIZE Conosco

  • LinkedIn Bewell
  • Facebook Bewell