top of page

A sua empresa é feliz ?

Comemore o Dia Internacional da Felicidade no Trabalho


Porque a felicidade é vital para a saúde e o bem estar, as Nações Unidas reconheceram o dia 20 de Março, como o Dia Internacional da Felicidade, celebrando e reconhecendo a sua importância para o bem estar das pessoas no mundo. 


O Dia Internacional da Felicidade serve igualmente para relembrar às empresas o valor de um local de trabalho feliz.

Passamos a maior parte do nosso dia no escritório, daí a importância de criar e promover um ambiente que priorize a felicidade dos colaboradores.


Dia Internacional da Felicidade

De acordo com o LiveHappy.com colaboradores infelizes custam 300 bilhões por ano em perca de produtividade. Já fez estas contas na sua empresa ? Veja aqui no nosso simulador gratuito.


Existem muitas razões pelas quais uma força de trabalho feliz é fundamental para o sucesso de uma empresa.


Alguns dos principais benefícios de um ambiente de trabalho feliz incluem:


Melhor desempenho no trabalho. Este estudo demonstrou um forte vínculo entre a satisfação no trabalho e o desempenho. Colaboradores infelizes e desvinculados não se empenham e provavelmente estão à procura de emprego e querem sair rapidamente. Em oposição, colaboradores felizes que gostam genuinamente do seu trabalho tendem a ser mais produtivos, motivados e empenhados.


Colaboradores mais saudáveis. A felicidade combate um problema sério na maioria das empresas: o stress. As emoções positivas ajudam a construir a resistência ao stress, o que reduz o risco de problemas de saúde como pressão alta, dores de cabeça crónicas, insónias, entre outros. Colaboradores felizes têm um risco menor relativamente a problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade.


Moral em alta. Um ambiente de trabalho feliz cultiva a moral dos funcionários. Os altos níveis de moral do escritório levam a um melhor trabalho em equipe, lealdade e positividade no local de trabalho. Quando a moral é alta, os colaboradores divertem-se nas suas funções e são encorajados a promover conexões sociais. 


felicidade nas empresas

Atitudes positivas. Os colaboradores felizes têm naturalmente melhores atitudes e uma mentalidade mais positiva. Em vez de reclamarem e potenciar o pior das situações, colaboradores felizes abordam os problemas de forma positiva, o que lhes facilita a resolução e o sucesso.



Mais camaradagem. Colaboradores felizes apoiam-se mutuamente. Um ambiente de trabalho feliz promove o encorajamento e os colaboradores ficarão mais inclinados a oferecer apoio positivo e estreitar o trabalho em equipa.


Clientes mais felizes. Se as suas pessoas estiverem de mau humor e com má atitude, muito provavelmente não irá fornecer uma boa experiência aos seus clientes. Por outro lado, colaboradores felizes e comprometidos ficam entusiasmados com os serviços que prestam.


Criar um ambiente de trabalho feliz, traz obviamente vantagens competitivas, mas nem sempre é uma tarefa fácil.

Veja algumas ideias (simples) que podem ajudar a aumentar a felicidade no local de trabalho:


Pense no seu local de trabalho como uma comunidade. Diga olá, bom dia e boa tarde, sorria para os colaboradores ou colegas enquanto mantém contacto visual. Ter estes comportamentos pode fazer toda a diferença. Criar laços a um nível mais pessoal vai criar uma atmosfera totalmente nova. Parece simples, certo? Experimente e sinta a diferença.


Incentive o crescimento pessoal. Crie aulas de desenvolvimento pessoal no local de trabalho ou a participação em workshops que melhorem determinadas capacidades. Por exemplo, um workshop de alimentação saudável ou gestão do sono


Crie Compromissos. Aproveite este dia (Dia Internacional da Felicidade), sente-se com sua equipe e faça um brainstorming de como tornar o escritório um lugar mais feliz para todos. Isso pode incluir algumas ideias para atos aleatórios de gentileza, ideias para trabalho em equipa ou oportunidades para criarem uma maior ligação entre todos.


Planeie o Dia do Social. Escolha um dia por mês e faça algo diferente. Não precisa ser nada extravagante ou caro, apenas algo que seja divertido e que ajude os seus colaboradores a sentirem-se apreciados e valorizados. Festa do gelado, da bola de berlim, dia das massagens na empresa são apenas algumas ideias para começar.


Impulsione iniciativas de bem-estar. Programas de saúde e bem-estar no local de trabalho podem ser utilizados para aumentar a felicidade dos colaboradores. Lembre-se sempre que colaboradores saudáveis tendem a ser mais felizes, mais positivos e mais produtivos nas suas funções. Veja aqui como começar a incentivar hábitos saudáveis no seu escritório.


Faça uma parede de felicidade. Encontre uma parede vazia do escritório e crie a "parede da felicidade". O espaço pode ser usado para colocar fotos, citações inspiradoras e memórias dos dias do social. Incentive os colaboradores a adicionar pelo menos um item à parede. Novas memórias podem ser adicionadas a cada mês!


Com a chegada do final do ano, é importante que comece, desde já, a preparar a sua empresa para o Dia da Felicidade e garanta que inclui no seu planeamento algumas metodologias que beneficiam a felicidade dos seus colaboradores.

Torne a sua empresa no local mais feliz do mundo! 



bottom of page