top of page

Mindfulness na sua empresa - 10 razões para implementar.

O mindfulness no local de trabalho não é propriamente algo de novo. Na realidade, grandes empresas como a Apple, a Google ou a Nike são grandes defensores desta prática nas suas equipas.


Equipas focadas em serem conscientes e intencionais cria espaço e tempo para responder em vez de reagir ao longo do dia de trabalho.


Se quiser ver os seus colaboradores e as suas equipas de gestão beneficiarem do mindfulness, veja abaixo algumas das vantagens de introduzir esta ferramenta na sua empresa.


O nosso foco é integrar a prática de mindfulness com a vida no trabalho para que possamos “abrir” as mentes com muitos benefícios.


Vamos explorar cada um destes benefícios mais detalhadamente:


1 - Aumento da criatividade.


O objetivo da prática do mindfulness é desenvolver uma mente flexível e aberta. Abrandar e prestar atenção aos pensamentos e ao corpo abre a mente a novas possibilidades.


Compreender que o mundo nem sempre é o que parece ajuda-nos a encarar os problemas e as oportunidades com uma nova perspetiva, que pode ser muito benéfica para a resolução de problemas, para o relacionamento nas equipas, para o desenvolvimento de produtos e para a melhoria dos sistemas empresariais.


2 - Maior capacidade de ouvir e comunicação.


A comunicação consciente e a escuta profunda são parte integrante da prática do mindfulness. É possível aprender a prática de ouvir profundamente a si mesmo e os outros. Esta competência pode então ser aplicada à construção de equipas focadas e à resolução geral de problemas.


Quando a mente está menos ocupada e a nossa capacidade de concentração é mais desenvolvida, podemos comunicar mais claramente com colegas de trabalho, clientes e fornecedores.


Ao mudar o foco e a atenção colocamos mais energia nas relações e experienciamos melhores resultados e atingimos mais facilmente os nossos objetivos.


3 - Melhoria na Competências de resolução de problemas



A prática da meditação e mindfulness transforma o nosso foco para que possamos entender que os nossos problemas, dificuldades e desafios podem proporcionar valiosas oportunidades de aprendizagem.


Quando abraçamos um ponto de vista convencional e não convencional de nós mesmos e do mundo, vemos o tempo e o espaço de forma diferente.

É através desta lente que os problemas têm o potencial de se tornarem oportunidades.


4 - Relações mais profundas e benéficas


Abrandar e praticar a atenção plena liga-o aos seus sentimentos e intenções mais profundos, bem como aos sentimentos e intenções das pessoas no seu local de trabalho.


Praticar o pensamento certo, o discurso certo e a ação certa ajudam a desenvolver uma comunicação simples, aberta e honesta. Com esta prática vai também sentir que a confiança e as ligações com os outros se tornam mais leves e construtivas.


5 - Lideranças assertivas


Através da prática do discurso certo e da aprendizagem para tirar o melhor dos outros, as nossas capacidades de liderança são intensificadas. A combinação de autoconhecimento e escuta profunda constrói líderes mais desenvolvidos.


Lideranças alinhadas com estas práticas conseguem construir equipas mais criativas e coesas através de uma avaliação mais clara dos pontos fortes e fracos,-os seus e os dos outros- alinhando ações com crenças e objetivos profundos..


6 - Maior satisfação no trabalho


Quando nos envolvemos com a prática de estar “conectado” no trabalho, podemos transformar o ambiente de trabalho para nós e para aqueles que nos rodeiam. Cada momento torna-se uma oportunidade de praticar, ouvir, e de estar grato pelo que temos.



7 - Melhor concentração e foco


Quando aprendemos a "ficar perto de nós mesmos" focando-nos no que é verdadeiramente importante e ao não ficarmos presos em velhos padrões e hábitos, cortamos as distrações e criamos espaço para trazer questões e estratégias maiores para o foco.



8 - Aumento da apreciação pela vida e pelo trabalho


À medida que esclarecemos e atenuamos o nosso pensamento, o contexto do nosso trabalho muda para que se torne parte integrante da nossa prática e da nossa vida.


A apreciação surge à medida que reduzimos o pensamento e as ações habituais. Não há nada a não ser apreciação quando se está a viver "no momento" em vez de se distrair olhando para o passado e/ou para um futuro que pode nunca se concretizar.


9 - Iniciativa e Ação Empreendedora


Tomar consciência e alterar padrões habituais de pensamento abre o caminho para uma qualidade diferente de pensamento onde se pode ver e agir com menos obstáculos.


À medida que aprende a confiar profundamente em si mesmo o medo diminui, as ações tornam-se mais focadas e efetivas, e a sua capacidade de avaliar uma situação de vários pontos de vista ajuda a minimizar os riscos.




10 - Uma sensação de ligação a todas as coisas e a motivação para mudar para melhor.


Integrando a prática de mindfulness com o nosso trabalho, podemos transformar-nos e ao nosso local de trabalho, efetuando mudanças positivas na forma como nos envolvemos com colaboradores, clientes, parceiros, outros negócios .


O impacto de uma pessoa ou de uma equipa agindo em benefício dos outros pode ter um impacto transformador e inconcebível.


Onde é que o mindfulness já chegou?

  • na saúde, no sentido em que o mindfulness está a ser usado com sucesso no tratamento de patologias de foro mental e físico. Exemplo disso é o facto de ser recomendado no Serviço Nacional de Saúde britânico;

  • nas empresas, com a Google a ser um porta-estandarte ao criar o curso Search Inside Yourself;

  • na liderança, com o falecido Steve Jobs da Apple ou Arianna Huffington, presidente e editora chefe do Huffington Post, a admitirem que praticam a meditação mindfulness;

  • na política — quem diria que é oferecido mindfulness aos colaboradores do parlamento inglês?;

  • nas forças militares e de segurança (tanto o US Navy como o US Army já se vergaram à atenção plena);

  • " Daqui a alguns anos falaremos tanto de mindfulness como de exercício físico" Lloyd Blankfein Diretor Executivo da Golden Sachs


MINDFULNESS | + FOCO, + CONCENTRAÇÃO, + RACIOCÍNIO + ATENÇÃO

Na Bewell já o encaramos como uma prática imprescindível e levamos neste momento esta mensagem a 5 países do mundo: Portugal, Espanha, Reino Unido, Marrocos e Polónia. Junte-se a nós…



bottom of page