• Bewell Portugal

O mal das empresas (também) é o sono



“O mal das empresas (também) é o sono” é o título de um artigo saído este mês no jornal Expresso, onde se evidencia uma desvalorização progressiva da importância do sono por parte dos profissionais.


Esta negligência tem vindo a tornar cada vez mais comuns os casos de fadiga, ansiedade e depressão em contexto empresarial.


As estimativas da americana Rand Corporation mostram que nos Estados Unidos, onde os trabalhadores dormem em média sete horas por noite, as empresas contabilizam cerca de 1,2 milhões de dias de trabalho perdidos por ano devido a distúrbios do sono dos seus profissionais. No Japão são 600 mil dias de trabalho, na Alemanha e no Reino Unido cerca de 200 mil.


Retenha alguns destes números e veja quantos milhões custa a privação do sono às empresas e à economia

  • Os Estados Unidos perdem em torno de 411 mil milhões de dólares (cerca de €361 mil milhões) por ano, o correspondente a 2,2% do PIB do país

  • O Japão perde o equivalente a 121 mil milhões de euros (2,9% do seu PIB)

  • A Alemanha perde 53 mil milhões de euros (1,5% do PIB)

  • O Reino Unido 44 mil milhões de euros (1,9% do PIB). "

Para Portugal não só não há dados semelhantes, como escasseia a informação sobre os hábitos de sono da população.


E esse é apenas um reflexo do desrespeito que, segundo os especialistas, empresas e profissionais têm pelo tema do sono.


Para colmatar a falta de informação, a SPMT associou-se à Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) num estudo sobre os hábitos de sono no país.


No início deste ano realizaram um inquérito junto da população com mais de 25 anos que concluiu que 63% dos 653 inquiridos dormiam entre seis a sete horas por noite e 17% dormem menos de cinco horas, sendo que desses 1% admitia dormir apenas uma a duas horas a cada noite e 4% não iam além das quatro horas.


No âmbito deste estudo, 32% dos inquiridos admitiram dormir mal, 40% reportaram dificuldade em manter-se acordadas e 21% confirmaram ter insónia inicial, demorando mais de 30 minutos até adormecer.


VER ARTIGO COMPLETO ( In Jornal Expresso )

Com esta realidade nas empresas, criámos um Workshop sobre SONO.


Workshop que ensina a identificar as principais causas dos distúrbios de sono e ensina ferramentas para alteração dos estados insuficientes e debilitados do repouso durante a noite.




83 visualizações
Topo

Contactos

Av. Bombeiros - Caramão da Ajuda -Restelo, Lisboa, Portugal

Móv  (+351)  914 64 77 90

virnamartins@bewell.pt

SOCIALIZE Conosco

  • LinkedIn Bewell
  • Facebook Bewell