top of page

Tendências para inspirar hábitos saudáveis na sua empresa!

Conheça as últimas tendências e soluções de futuro em Corporate Wellness


Haverá melhor altura do que o início de um novo ano para pensar e implementar a transformação que precisa e quer ver na sua empresa?


Para as empresas que querem destacar-se na Saúde e Bem estar dos seus Colaboradores existem algumas tendências que este ano se vão evidenciar.

Conheça as últimas tendências e soluções de futuro em Corporate Wellness para que POSSA FAZER DIFERENTE... E FAZER A DIFERENÇA REPENSANDO A EXPERIÊNCIA DOS COLABORADORES.

Tendências em Wellness Empresarial | Bewell Portugal

MUDANÇA NO FOCO DOS PROGRAMAS DE WELLNESS EMPRESARIAL

Quando os programas de wellness empresarial apareceram pela primeira vez , o foco era principalmente em ações de cessação do tabagismo ou em objetivos de perda de peso.


Os programas atuais têm percorrido um longo caminho desde então, as ofertas expandiram-se para muito mais do que apenas o aspeto físico da saúde.

As empresas estão a usar cada vez mais os programas de wellness corporativo para aumentar o envolvimento e o compromisso dos colaboradores, destacando-se assim no mercado como boas empresas para se trabalhar. Para tal estão a combinar esforços de bem estar mais tradicionais com os esforços de desenvolvimento de carreira.

Programa Wellness BeWell Portugal

Os objetivos de bem estar e desenvolvimento de carreira podem ser combinados para criar um ambiente de trabalho mais positivo e colaboradores bem sucedidos. Esta ideia de bem estar coletivo, ajuda não só a criar uma força de trabalho saudável, mas paralelamente ajudará a criar a reputação de uma empresa que cuida dos seus colaboradores.


Para além das atividades já desenvolvidas ( office massage, ginástica laboral etc ) as iniciativas de bem estar irão incluir novos aspetos como: formações de desenvolvimento pessoal, reconhecimento de colaboradores e design no local de trabalho.

Todas as empresas deviam implementar. Certo? mas para as empresas que têm problemas no recrutamento e ne retenção ( veja-se o caso das TI ou dos Contact Center´s ), mudar o foco para uma empresa saudável ajudará não só a atrair novos talentos como a manter os atuais colaboradores felizes.

ÊNFASE NA SAÚDE MENTAL

Portugueses em esgotamento BeWell Portugal

Os programas de saúde mental estão mais populares agora do que nunca. A saúde mental permaneceu um estigma no local de trabalho por muitos anos, mas cada vez mais empresas estão a adotar a educação sobre saúde mental como parte de seus programas de bem estar no local de trabalho ( e não é por acaso que a Bewell tem como uma das suas áreas principais - A Saúde Mental).


Muitos colaboradores experimentam sintomas físicos, psicológicos ou comportamentais de má saúde mental, sendo essencial quebrar o estigma da doença mental no local de trabalho.

Há já empresas a abraçar esta tendência e estão a incluir ou mesmo destacar a importância da saúde mental nos seus programas de bem estar incluindo objetivos ou ações de formação para ajudar a promover o bem estar mental.( Mindfullness, Gestão de Stress, Serviços de aconselhamento online etc )

GESTÃO DO SONO

As empresas têm descoberto a importância de uma boa noite de sono. Um estudo de 2016 da RAND Corporation estimou que a privação do sono nos EUA têm um custo de 411 bilhões anualmente. A RAND também descobriu que a privação do sono leva a menores níveis de produtividade, além de um maior risco de mortalidade.

Espero ver mais empresas a educar os colaboradores sobre os efeitos nocivos da privação do sono e até mesmo adicionar alguns desafios de sono ao seu programa de saúde e bem estar.


Algumas empresas de destaque já fizeram ajustes nesse sentido adicionando breaks de sono e “camas para siestas “. Horários flexíveis também podem ajudá-los a recuperar um descanso valioso.


Workshop Sono BeWell Portugal

MAIS SNACKS SAUDÁVEIS

Enquanto as máquinas de venda automática tradicionais que servem refrigerantes, doces e batatas fritas gordurosas saíram da maioria das empresas conscientes da saúde, um novo tipo de máquina de venda automática está a chegar ao mercado.

Máquinas de venda saudável são abastecidas com lanches nutritivos como nozes misturadas, frutos secos, legumes frescos, hummus e bebidas saudáveis. Investir em uma máquina de venda automática saudável poderia ser uma ótima maneira de contribuir para uma cultura de trabalho saudável.

Os colaboradores serão muito mais propensos a alcançar alimentos saudáveis quando estiverem disponíveis na cozinha da empresa ou na sala de descanso. Outra opção poderá ser um serviço de entrega de lanches ou almoços saudáveis. Se esta for uma opção para a sua empresa consulte-nos, temos serviço de pequeno-almoço, almoço e lanche saudáveis disponíveis!


Alimentação Saudável BeWell Portugal


MANTER O BEM-ESTAR SIMPLES

Algumas empresas com programas de bem estar no local de trabalho mudarão para uma abordagem "menos é mais". Uma possível razão, será para que não haja diminuição nos níveis de participação porque o programa é muito complicado, muito exigente, repetitivo ou pouco motivador.

Os colaboradores desejam tarefas e objetivos de bem estar simples e descomplicados, provavelmente porque eles já têm muitas tarefas a cumprir.


A última coisa que as empresas querem fazer é stressá-los ainda mais, pedindo-lhes que completem tarefas complicadas, ou pior, enfadonhas e repetitivas.

Os programas de wellness empresarial podem ser simplificados, concentrando-se em cinco fatores chave que contribuem para um programa bem sucedido de bem estar: acessibilidade, comunicação, avaliações de saúde, exames e educação em saúde.

Ao manter o bem estar dos colaboradores simples, as empresas podem esperar maiores taxas de participação e menos confusão em volta das iniciativas.


MAIS EXPERIÊNCIAS PERSONALIZADAS

Os colaboradores querem experiências personalizadas nos seus programas corporativos de saúde e bem estar. Um programa wellness não é uma solução "one-size-fits-all" e as iniciativas de bem estar que são importantes para um colaborador podem não ser tão importantes para outro.


A jornada de cada um para um estilo de vida mais saudável é única e deve ser tratada como tal. Para criar uma experiência mais personalizada, as empresas irão introduzir mais plataformas digitais com integração no seu programa de saúde e bem estar.

O uso desses tipos de plataformas ajudará as empresas a determinar objetivos e atividades de bem estar específicas para cada colaborador, de acordo com os seus interesses, preferências e estado de saúde atual. Com esta abordagem mais personalizada as empresas podem esperar maiores taxas de participação nos seus programas.

Tome uma resolução de Ano Novo na sua empresa e incorpore algumas destas novas tendências no seu programa de wellness empresarial.


Contactos Bewell


bottom of page