top of page

Wellness Empresarial é só para “os grandes” ?

Embora exista alguma relutância nas empresas Portuguesas, ações de wellness empresarial são uma excelente ferramenta para pequenas empresas. Saiba porquê.


Uma pequena " empresa " precisa de um Programa de Wellness Empresarial. Saiba Porquê

Não é segredo que “ pequenas” empresas têm necessidades únicas e diferentes quando comparadas com grandes empresas. Mas por serem pequenas em nº de colaboradores também têm oportunidades únicas.

Quando se trata da Saúde & Bem estar dos seus col aboradores, a boa notícia é que muitas empresas reconhecem esta área como sendo uma oportunidade.

Este estudo descobriu que 93% das pequenas empresas acreditam que a saúde dos seus colaboradores é importante para a rentabilidade da empresa.

Eis algumas razões pelas quais “ pequenas empresas “ podem ser altamente impactadas com este tipo de ações:

STRESS

Em empresas mais “pequenas”, é normal os colaboradores serem multitask , podendo

ser responsáveis por diferentes tarefas usando vários “chapéus”. A responsabilidade

e as diferentes tarefas que acompanham os projetos - podem levar a níveis elevados de stress entre os colaboradores .

O stress prolongado pode levar à deterioração da saúde mental e física.

Um estudo feito pela Associação Portuguesa de Psicologia da Saúde Ocupacional (APPSO) referiu que num universo de cerca de 38 000 inquiridos, quase 15 % se encontravam em situação de “burnout” ou esgotamento.

Que tal umas aulas de Gestão de Stress ou um Healthy Day?

PARAGENS POR DOENÇA

Numa pequena empresa quando alguém falta por doença o impacto pode ter sérias consequências.

Compensar colaboradores por baixas originárias de lesões tem um grande custo financeiro, principalmente em empresas cujo trabalho tem atividades que envolvem um grande desgaste físico, como por exemplo, unidades fabris e ambientes de armazém.


Além da verba despendida tem ainda a dificuldade em substituir repentinamente o colaborador.

Aqui, podem existir níveis elevados de absentismo por lesões de repetição, por movimentos com grande carga física, cansaço e desorientação física.

Agora, imagine uma intervenção que trata dos problemas aos seus primeiros sinais ou mesmo, que evite que estes sinais e lesões apareçam?

PRODUTIVIDADE


Office Massage - Bewell Portugal

Programas de wellness empresarial trazem benefícios, como uma força de trabalho

mais produtiva.

Como ?

É simples, colaboradores felizes e saudáveis que se sentem valorizados pela sua empresa, simplesmente são mais produtivos. Quem o diz é a ciência.

Significa que uma pequena empresa pode ter mais trabalho realizado, em menos tempo e gastando menos recursos.

HAPPINESS | FELICIDADE

Se há uma coisa em que estes programas nas empresas são muito eficazes é, aumentar os níveis de motivação e felicidade.


Não só a positividade e o otimismo estão diretamente ligados à saúde, como os colaboradores que participam sentem-se mais apoiados pela sua empresa.


Programa de Saúde e Bem-Estar - Bewell Portugal

Ora, colaboradores mais “felizes” tendem a ter níveis mais elevados de satisfação no trabalho, o que significa que uma pequena empresa pode ter níveis de turnover mais baixos.


O que em algumas áreas de negócio é imprescindível para o sucesso da empresa. Veja-se o caso das empresas de TI por exemplo.

Mesmo se não está pronto para ter um programa wellness completo, equacione um evento pontual e vai ver que pode ter um efeito profundo sobre o humor, boa disposição, motivação e a moral na sua empresa ou equipa.

“ EPIDEMIA” NA EMPRESA

Num escritório / empresa com menos pessoas se uma está doente e vai trabalhar, pode ser uma questão de tempo até todos estarem “ contaminados”

Numa pequena empresa implementar um programa de bem-estar é uma excelente oportunidade para educar os colaboradores, sobre como permanecer saudável.


É também uma plataforma perfeita para oferecer serviços preventivos de saúde.

A Saúde e bem-estar do colaborador é um ativo indispensável para as “pequenas” empresas.

Não só devem abordar os desafios exclusivos que pequenas empresas enfrentam, mas igualmente tirar partido de atividades de bem estar únicas que não podem ser implementadas em larga escala.

E na sua empresa, como funciona ?

Quer transformar a sua empresa num local excelente para se trabalhar? Quer promover a saúde e bem estar dos seus colaboradores e elevar a sua produtividade?

Fale connosco, há 18 anos que implementamos wellness empresarial e podemos ajudar a sua empresa a melhorar a qualidade de vida e saúde dos colaboradores.



bottom of page