top of page

10 razões para os Recursos Humanos investirem no Sono

O sono não é um luxo, é uma necessidade. Se acredita poder ignorar a necessidade de descanso dos seus colaboradores, leia este artigo.


Ainda acha que vai ser considerado o herói da empresa se for para casa em último lugar? Por vezes acontece sair do escritório à meia noite e ser o primeiro a chegar às 7h da manhã no dia seguinte?


Hoje em dia ainda somos confrontados com expressões como "o sono é para os fracos" ou "eu posso dormir quando estiver morto". Mais cedo ou mais tarde, a sua empresa vai sofrer as consequências com o equívoco de que o sono é um luxo, ou mesmo algo “chato” que pode ser evitado para ser mais produtivo.


10 razões pelos quais os RH devem investir no sono


Conheça as vantagens de ajudar a sua equipa a dormir bem:  

1) Dormir, ao mesmo tempo que limpa o cérebro, consolida memórias e prepara-o para ser mais criativo e eficiente no dia seguinte. Ao contrário da ideia que quando estamos a dormir não estamos a fazer nada, o cérebro durante o sono está a exercer a “limpeza” de todos os “ danos” causados durante o dia. (os processos cognitivos deixam toxinas no cérebro ). 


2) O bem estar mental está intimamente ligado ao sono de qualidade. Se quer que os seus colaboradores tenham uma boa performance e não caiam na depressão ou burnout é melhor certificar-se que eles cuidam de si e do seu sono.  


3) Uma noite sem dormir é cognitivamente o mesmo que ter um nível de álcool suficientemente alto para não poder conduzir. Logo, quando os seus colaboradores trabalham fora de horas até às tantas é igual a uns bons shots de álcool. Pois é, não vai estar de ressaca mas vai sofrer os mesmo efeitos no dia a seguir.


Hoje em dia ainda somos confrontados com expressões como "o sono é para os fracos" ou "eu posso dormir quando estiver morto" ...

4) É comprovado que o sono melhora o sistema imunológico, tornando menos provável que adoeça, e não, não estamos apenas a falar de apanhar uma constipação. Não dormir bem aumenta exponencialmente o risco face a doenças como diabetes, doenças cardíacas e mesmo doenças como Alzheimer ou Demência.


Workshop sobre sono Bewell

5) A privação do sono está a tornar as pessoas mais propensas a tornarem-se dependentes de cafeína, álcool e drogas em geral. Não é uma boa perspetiva. 


6) A privação do sono aumenta o cortisol, que aumenta o stress, o que aumenta a perda de memória e doenças graves ... só coisas boas que você quer evitar na sua empresa.


7) Pessoas que são privadas de sono estão de uma forma geral mal-humoradas. Não é lá muito bom se quiser um atendimento ao cliente de qualidade ou um verdadeiro espírito de equipa.


 8) Quando o corpo não dorme o suficiente, o metabolismo não funciona corretamente e pode, por exemplo, ganhar peso, o que é muito frustrante para a maioria das pessoas, afectando o boa disposição das pessoas. 


9) Sabia que 30% dos acidentes de carro nos EUA foram atribuídos ao micro sono. Esses são apenas os que não foram fatais e que são conhecidos.

Imagine que é responsável numa empresa de autocarros, de aviação, ou mesmo numa empresa com frotas comerciais... Com certeza que não vai querer que alguém que seja responsável pela rápida tomada de decisões seja privado de sono.


10) Se os seus colaboradores dormirem bem é quase certo que vai aumentar a produtividade da empresa e, assim, aumentar a receita anual também.


Agora já sabe que pode existir aqui uma oportunidade para para melhorar sua vida, a vida de seus colegas de trabalho e a produtividade da sua empresa ... pronto para compreendê-lo? A escolha é sua.


Workshop sobre Sono | Bewell Portugal

Saber mais sobre o Workshop sobre sono Bewell


Fale connosco para desenvolver, planear e executar as melhores soluções em wellness empresarial para os seus colaboradores. 





bottom of page