top of page

9 problemas nas empresas que podem ser minimizados com ações de wellness Empresarial

As ações de Wellness Empresarial não vão ser a solução para todos os problemas da sua empresa, no entanto em certos aspetos do seu negócio, podem fazer a diferença. 


Conheça 9 problemas existentes nas empresas, que os nossos clientes procuram minimizar, e que determinadas ações de Saúde & Bem-Estar realmente podem ajudar.

Programa de Wellness Empresarial - Bewell Portugal

1 - NÃO CONSEGUE RETER OU ATRAIR TALENTOS ? 


Encontrar o talento certo num mercado competitivo é um objetivo comum que muitos das empresas têm. Quando se trata de uma empresa de tecnologia a competir por engenheiros, ou um Contact Center com alta rotatividade,qualquer vantagem na “arena” de recrutamento traz retorno de forma exponencial. Muitas vezes, essa vantagem é tão simples como ter uma programa de Chair Massage uma vez por mês.

  • Com as contratações a serem cada vez mais preenchidas com os Millennials, as empresas precisam ter em conta os benefícios que são importantes para essa mesma geração

  • Diversos estudos indicam que cerca de 75% da geração dos Millennials estão interessados em benefícios que suportam um equilíbrio entre trabalho – vida - coisas que lhes dêem liberdade, flexibilidade e melhorem a sua qualidade de vida.

Um programa de Chair Massage enquadra-se definitivamente neste anseio, sendo um benefício atraente para os colaboradores.


2 - OS SEUS COLABORADORES SOFREM COM O STRESS? JÁ EQUACIONOU O CUSTO DO ALHEAMENTO E DA DESISTÊNCIA NA SUA EMPRESA?


Todos sabemos que muito stress no local de trabalho pode afetar a moral e baixar a produtividade.


Mas o que pode não saber, é que uma sessão deChair Massage de 15 m reduz o stress em 85%. 

  • Parte da redução vêm do “intervalo” de 15 minutos, sentando-se num espaço tranquilo, com música relaxante, a outra parte advém da redução da tensão muscular e da libertação de dopamina que a massagem permite. Seja qual for o caso, 85% é um número que vale a pena prestar atenção.

  • Um estudo feito pela Associação Portuguesa de Psicologia da Saúde Ocupacional (APPSO) referiu que num universo de cerca de 38 000 inquiridos, quase 15 % se encontravam em situação de “burnout” ou esgotamento. 

Que tal umas aulas de gestão de stress?

3 - A SUA EQUIPA NÃO ESTÁ A CUMPRIR PRAZOS E METAS.


Wellness Empresarial - Bewell Portugal

A sua equipa não está a chegar onde você quer? Pode não parecer óbvio mas ações Wellness podem ser capazes de ajudar. Como é que uma massagem pode aumentar a produtividade ?


Eis alguns benefícios da Chair Massage que impactam a produtividade: AUMENTA as capacidades intelectuais e de concentração; REACTIVA a energia perdida no dia-a-dia ; ALIVIA o stress; ELEVA a Auto Estima.


Se ainda assim isto não convencer, considere o que a ciência têm a dizer:

  • Jornal Internacional de Neurociência relata que o stress no trabalho e incapacidade de manter o foco diminuiu significativamente após uma Chair Massage na empresa. 

  • Segundo o estudo Quantum Workplace - Workplace Well-Being: As empresas com programas de Saúde e Bem Estar experimentam um aumento de 8% na produtividade dos Colaboradores e 18% mais propensos a fazerem esforços extras. 

  • estudo “Better than a Coffee Break” concluiu que os colaboradores que tiveram uma Quick Massage passaram a resolver problemas matemáticos em metade do tempo habitual, além de apresentar um índice de erros duas vezes menor.

Se  está a  lutar com a produtividade dos seus colaboradores, um pouco desta ferramenta  pode mesmo ajudar.

4 -  JÁ TEMOS UM PROGRAMA DE SAÚDE & BEM ESTAR MAS A ADESÃO NÃO É A QUE GOSTARIA!


Quase todas as empresas tentam fazer, de uma maneira ou outra, ações de saúde para os seus colaboradores. Pessoalmente, em 18 anos de experiência a implementar programas de Corporate Wellness já vi, dentro destas ações, o bom, o mau, o politicamente correto,etc.


Vejo muitos “programas” baseados em palestras sobre colesterol, a tensão arterial, demonstrações de culinária etc etc, mas as pessoas querem “fazer coisas “ , interagir, relaxar. De fato a ação que tem sempre filas de espera e aquela que querem sempre repetir é a massagem em cadeira. 

  • é vulgar uma grande concentração de pessoas no local das Chair Massage pelo facto de ser dada a  oportunidade aos colaboradores para  se desconectarem, sentirem-se rejuvenescidos e recarregar as baterias.

  • Se está à procura de  uma maneira de atrair mais pessoas para sua próxima ação, pense em colocar uma cadeira ou duas de massagem e é garantido o aumento da adesão. Vai ser agradavelmente surpreendido.


5 - COMO VAI A MOTIVAÇÃO NA SUA EMPRESA? PODIA MELHORAR?  


Motivação na empresa - Bewell Portugal

Se há uma coisa em que estes programas nas empresas são muito eficazes é, em aumentar os níveis de motivação e felicidade nas empresas.


 Além dos benefícios óbvios relatados no numero anterior, a Chair Massage  aumenta a quantidade de  dopamina e serotonina no organismo  (sim, eles vão dormir melhor também!), A massagem em cadeira tem uma incrível capacidade de fazer as pessoas mais felizes.

  •  O estudo “Better than a Coffee Break” demonstrou igualmente o aumento do humor e boa disposição, medindo as ondas cerebrais alfa e beta com eletroencefalogramas (EEG)

  • Mesmo se não está pronto para ter um programa wellness completo, equacione um evento pontual e vai ver que pode ter um efeito profundo sobre o humor boa disposição, motivação e a moral na sua empresa ou equipa.


Semanal, mensal ou mesmo pontual, potencialize a Saúde e Bem-Estar dos seus Colaboradores

6 - A SUA EQUIPA FOI TRABALHAR HORAS EXTRA.


Se a sua equipa passou por um período de stress elevado e/ou horas extras de trabalho, trazer um pouco de wellness para a empresa pode fazer maravilhas.  Estar atento e reconhecer situações stressantes que estão a afetar os seus colaboradores e, tentar ajudá-los,  vai construir uma relação de confiança e lealdade.

Os cliente Bewell solicitam ações wellness por motivos variados, como sejam:

  • Depois de um lançamento de produto novo

  • Ao implementar uma nova tecnologia

  • Quando algo inesperado aconteceu e necessitou de todo o esforço extra da equipa

Utilize algumas ferramentas wellness ( Chair Massage, Aulas Gestão de Stress, Ginástica Laboral, Yoga do Riso etc ) para relaxar a equipa e recompensá-los por todas as situações duras durante uma semana stressante.


7 - OS SEUS CUSTOS ESTÃO MUITO ELEVADOS DEVIDO COM LESÕES POR DORES NA COLUNA, TENDINITES, DORES DE PESCOÇO… 


Compensar colaboradores por baixas originárias de lesões tem um grande custo financeiro, principalmente em empresas cujo trabalho é  fabril ou com atividades que envolvem um grande desgaste físico, como por exemplo, unidades fabris e  ambientes de armazém. Além da verba dispendida tem ainda a dificuldade em substituir repentinamente o colaborador. 


Esgotamento nas empresas - Bewell Portugal

Aqui existem altos níveis de absentismo por lesões de repetição, por movimentos com grande carga física, cansaço e desorientação física.


Agora, imagine uma intervenção que trata dos problemas aos seus primeiros sinais ou mesmo, que evite que estes sinais e lesões apareçam?


  • Muitas empresas usam a Office Massage no local de trabalho exatamente com esta finalidade. Estas empresas fornecem sessões de Chair Massage (15-30 m) para os seus colaboradores aos primeiros sinais de dores lombares ou dor nas costas, e a maioria dessas queixas de dor são resolvidos antes que chegue todo o processo de fisioterapia, baixa, etc

  • Na conjuntura atual, eventualmente será difícil colocar todos os colaboradores a realizar Office Massage todas as semanas. Mas existe sempre a possibilidade de detetar os grupos mais susceptíveis a lesões e iniciar um programa profilático com esses!


Nem imagina o que isto pode fazer no cenário geral da empresa! Acredite!

8 - OS SEUS EVENTOS SÃO POUCO “ DIVERTIDOS”? POUCO COMENTADOS?


Muitos dos nossos clientes utilizam serviços de Chair massage na empresa como um presente de Natal ou na festa de verão por exemplo, tornando-os inesquecíveis e únicos.


O set up é facílimo bastando ter as cadeiras de massagem num canto do espaço do evento, em vez de escondido numa sala separada. Desta forma, os colaboradores vêm os seus colegas e familiares a receber as massagens, perdem a vergonha e formam enormes filas de espera!


Experimente e não vai acreditar nas filas de espera que se formam para massagens nestes tipos de eventos!

9 - A SUA EQUIPA ESTÁ A BATER  TODOS OS RECORDS


Não basta corrigir os aspetos que se quer melhorar na empresa. Incentivar comportamentos positivos…, quando a equipa merece, é igualmente fundamental. Celebre as vitórias também!

  • Chair Massage é uma forma super eficiente para consagrar aqueles que excederam uma meta ou cumpriram um prazo importante. Quando a empresa vence algo, os colaboradores devem sentir-se premiados, bem tratados e devem sentir que todos ganharam, literalmente.

  • Quando as coisas estão a correr bem faça disso um grande acontecimento que não passa despercebido. 


Programas de Saúde e Bem-Estar - Bewell Portugal


bottom of page