top of page

Alimentação e Mindfulness. Como conjugar os dois?


Mindfulness e alimentação BeWell Portugal

O que é exatamente comer com atenção plena /conscientemente ou em modo mindfulness?

Podemos começar por entender o que é comer sem sentido. Alguma vez se sentou no sofá a assistir um filme e percebeu que, como que por acidente, tinha comido um pacote inteiro de batatas fritas ou um chocolate inteiro em....1h?

É um tipo de alimentação não consciente e um mau hábito de que muitos somos culpados.


A alimentação consciente é precisamente o oposto. De forma simples, é a prática de comer com intenção e prestar atenção ao comer. Não é uma dieta, nem exige que se restrinja determinados alimentos.

Trata-se de aprender a prestar atenção à alimentação e apreciar a experiência de comer. A alimentação consciente vai impedir que coma demasiado, ensina a reconhecer quando estiver cheio e a comer de forma realmente satisfatória.

Aprenda abaixo a alimentar-se com atenção e como a alimentação consciente vai mudar a maneira como olha para a comida:

COMA DEVAGAR


Comer lentamente é uma das formas mais simples de incorporar a alimentação consciente na sua rotina. Desacelerar o ritmo ajuda-o a apreciar os diversos sabores da comida e evita que coma em demasia.

  • Faça garfadas pequenas. Isso ajudará a fazer com que as refeições durem mais tempo.

  • Baixe os talheres entre garfadas. Colocar os talheres no prato entre as dentadas é uma ótima maneira de se certificar de que se encosta na cadeira durante toda a refeição.

  • Concentre-se nas texturas e sabores da comida. Em vez de comer à pressa para encher o estômago, tente saborear cada porção de comida.

OUÇA O SEU CORPO


Você está realmente com fome ou está entediado? Ouvir o seu corpo irá ajudá-lo a distinguir a diferença entre a fome física e a fome emocional (comer por conforto, tédio ou terapia).

  • Aprenda a conhecer os sinais de fome do seu corpo. O seu corpo irá informá-lo quando for a hora de comer. Se se sentir lento, fraco, tonto ou se tiver o estômago a “ roncar” , coma, estes são sinais da fome física. Os sinais de fome emocional podem variar, mas geralmente envolvem sentir-se stressado, triste ou mesmo entediado.

  • Reconheça quando estiver cheio. O cérebro leva cerca de 20 minutos para sinalizar o corpo que está cheio. Dê pelo menos esse tempo para obter a sensação de satisfeito antes de “ varrer “ e limpar o prato.


CRIE UM AMBIENTE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Um ambiente de alimentação saudável é mais importante do que se possa imaginar! Quando a sua sala de jantar é adequada para uma refeição tranquila, aumenta a capacidade para se concentrar em comer de forma consciente.

  • Sente-se. Faça as suas refeições numa mesa! Coloque todos os elementos necessários e certifique-se de que está confortável. Dessa forma pode-se concentrar na sua comida.

  • Dê tempo a si mesmo. Certifique-se que está relaxado e tem tempo suficiente para comer a sua refeição sem se sentir apressado.

  • Evite comer na secretária. Muitos de nós almoçam na secretária durante o dia de trabalho. Se puder, tente sempre fazer uma pausa enquanto come o seu almoço. Comer enquanto trabalha num projeto pode fazer com que coma sem pensar e em demasia.

  • Elimine as distrações. Isto inclui desligar a Televisão, o telefone e o computador. É difícil comer com atenção enquanto vê televisão ou responde a e-mails

  • Prepare antecipadamente as porções de comida. Se quiser fazer um lanche enquanto vê televisão no sofá, prepare antes a porção. Levar um saco cheio de batatas fritas para o sofá é quase certo que vai levar a que coma mais do que deseja. Coloque qualquer lanche num prato ou recipiente mais pequeno para que a alimentação sem sentido não assuma o controle.

FAÇA UM DIÁRIO ALIMENTAR

Registar o que come ajudará a descobrir se certos alimentos desencadeiam hábitos alimentares pouco saudáveis e irá ajudar a adotar melhores hábitos alimentares.

  • Anote o que come durante o dia. Tente fazer isso depois de cada refeição para que não se esqueça do que comeu.

  • Escreva o porquê. Tente escrever o porque de ter comido a refeição A ou B ? Foi porque tinha um sabor espantoso ou porque era nutritivo. Estava apena com fome? Foi por conveniência? A refeição foi cozinhada por si ?

  • Escreva como se sentiu. Como é que se sentiu depois de comer a refeição? Sentiu-se enérgico, satisfeito, saudável, lento, inchado ou culpado? Acompanhar como se sente depois de comer certos alimentos ajudará a perceber como determinados alimentos o podem afetar tanto fisicamente como emocionalmente.

JÁ EXPERIMENTOU COMER EM MODO MINDFULNESS ?

Pode ajudar a perder peso, comer de forma mais saudável ou nutritiva e reduzir qualquer sensação de stress que possa surgir ao comer. Experimente comer de forma consciente e aprenda a apreciar as sua refeições e aquilo que come !

Quer transformar a sua empresa num local excelente para se trabalhar? Quer promover a saúde e bem estar dos seus colaboradores e elevar a sua produtividade?

Fale connosco, há 16 anos que implementamos wellness empresarial e podemos ajudar a sua empresa a melhorar a qualidade de vida e saúde dos colaboradores.


Wellness nas empresas BeWell Portugal

contactos Bewell


bottom of page