• Bewell Portugal

Como revitalizar o seu programa de saúde e bem estar corporativo em 30 dias ou menos

Um programa de bem estar que seja bem executado irá tornar os seus colaboradores mais saudáveis, felizes e comprometidos com a empresa.

Deste modo, irá aumentar a produtividade, satisfação e retenção no trabalho, reduzindo o absentismo e custos com a saúde.


Mas nem todos os programas corporativos de bem estar são criados da mesma forma e, para não desperdiçar recursos, deverá garantir que o seu programa seja, de facto, eficaz e que ajude a sua empresa a atingir resultados.


Utilize as seguintes dicas práticas para dar uma nova vida ao seu programa de saúde e bem estar.


SEMANA UM


Foco na Comunicação

O fracasso de um programa de bem estar empresarial pode ser o sintoma de outro problema maior, como uma infra-estrutura de comunicação interna mal montada.

Segundo um estudo realizado pela Gallup, embora a grande maioria das empresas inquiridas tenha um programa de bem estar, apenas 60% dos colaboradores estão cientes de que o programa existe.


Revitalizar o seu programa de bem estar pode ser a desculpa perfeita para fazer uma auditoria à sua comunicação interna e garantir que há uma comunicação consistente e transversal a toda a empresa.

Esta é uma tarefa fundamental e por isso é importante começar por ela. O plano de comunicação interna deve incluir um meio para os funcionários darem feedback, como uma caixa de sugestões ou questionários sobre os interesses dos colaboradores. Esse feedback deve ser levado em conta à medida que vai criando novas atividades para o programa.


Criar oportunidades de diálogo entre os colaboradores e a gestão de topo poderá ajudá-lo a entender quais os tipos de programas de saúde e bem estar que serão bem sucedidos e quais serão insuficientes.


Se uma revisão abrangente das comunicações não for viável em 30 dias, algo tão simples como realizar publicações semanais ou mensais de bem estar ou realizar uma atividade mensal como “almoço e aprende” pode ser suficiente para se certificar de que os seus colaboradores estão cientes do programa de bem estar da sua empresa e dos seus benefícios.


Nomeie um campeão de bem estar

Um estudo publicado pela Harvard Business Review concluiu que praticamente todas as empresas com programas de bem estar bem sucedidos têm pessoas dedicadas que não só desenvolvem e implementam os programas de bem estar, como também o defendem internamente de forma contínua.


Embora seja normalmente um representante dos Recursos Humanos, também poderá selecionar um campeão de bem estar entre outros colaboradores (nomeados ou voluntários) dentro da sua empresa.


Divulgue opções de alimentação saudável, incluindo lanches saudáveis


A nutrição é uma peça fundamental em qualquer plano de saúde e bem estar.

Existem inúmeros estudos e evidências de que os alimentos que ingerimos têm um impacto direto no desempenho cognitivo, na produtividade, no humor e na propensão a desenvolver doenças crónicas, como diabetes.


Ainda assim, há muitas empresas que não fazem uma abordagem correta