• Bewell Portugal

Stress Laboral, o assassino silencioso nas empresas.

A OSHA (Occupational Safety and Health Administration) considerou o stress laboral como um "sério risco para as empresas“ , e estima USD$190 biliões por ano em custos com saúde.


Espreita nas sombras, esgota a energia, suga a concentração e mata a confiança. Os seus colegas de trabalho falam “baixinho” sobre o assunto e o chefe nega a pés juntos a sua existência. O seu nome? Stress Laboral


O seu nome? Stress Laboral


Um estudo feito pela Associação Portuguesa de Psicologia da Saúde Ocupacional (APPSO) referida no semanário Expresso revela que num universo de cerca de 38 000 inquiridos, quase 15 % se encontravam em situação de “burnout” ou esgotamento e que a percentagem de pessoas a enfrentar situações de stress nas empresas/organizações era de 62% em 2013 passando para 86.1% em 2016.


Segundo estatísticas da OMS (Organização Mundial de Saúde), o stress atinge cerca de 90% da população mundial, sendo comum em ambiente de trabalho, o chamado stress laboral. E não está isolado para indústrias específicas, o problema é generalizado.


65% dos adultos dizem que o trabalho é a principal fonte de stress.

Quais são as principais causas de stress no local de trabalho?


Inúmeros estudos mostram que o excesso de stress causa sintomas físicos reais, como dores de cabeça, estômago, aumento da pressão arterial, dor no peito e problemas para dormir. Para não falar em mau humor, ansiedade ou depressão.

O que pode levar ao stress:


  • Stress mental - Muito trabalho ou muitas responsabilidades para lidar | Sobre estimulação mental | Falta de organização | Falta de clareza | Incapacidade de focar

  • Stress emocional - Maus relacionamentos com colegas, chefe, clientes | Pessimismo | Auto conversa negativa | Baixa auto estima

  • Stress físico - Movimentos repetitivos | Sentado / de pé por longas horas | Má Postura | Impacto do teclado / rato nos pulsos | Levantar pesos | O risco típico de lesão depende da natureza do trabalho.


Que condições favorecem o stress laboral?


Os colaboradores chegam a passar de 8 a 12 horas por dia no ambiente de trabalho. Sendo assim, ficam boa parte das horas do dia na empresa, trabalhando e convivendo com os colegas de trabalho. Se o ambiente laboral for desfavorável e o clima organizacional for mau, a incidência de stress entre os colaboradores aumentará exponencialmente.


A exigência em alcançar determinados objetivos, que muitas vezes são inatingíveis, pressão excessiva , arbitrariedade na relação líder e liderado, falta de compreensão e flexibilidade são aspetos recorrentes no dia-a-dia empresarial, e que vão “adoecendo” aos poucos as pessoas. A relação é simples: tensão diária evolui para stress, que por sua vez pode evoluir para outras doenças.


Seria fundamental que os responsáveis pela saúde & medicina no trabalho consciencializassem os gestores sobre os perigos e consequências do stress esclarecendo como pode estar diretamente relacionado com o ambiente de trabalho.


Como reverter o stress laboral na sua empresa?


A prevenção e o combate ao stress dentro das empresas é fundamental. Eis algumas alternativas eficientes que pode realizar na sua empresa que combatem o stress laboral:



Chair Massage


Uma sessão de Chair Massage de 15 minutos reduz o stress em 85%. São especialmente indicadas para empresas, uma vez que podem ser realizadas com qualquer tipo de vestuário e com a ocupação de pouco espaço.



Para a realização de uma Quick Massage, basta apenas uma cadeira indicada para o efeito, um terapeuta especializado, 2m2 de espaço e 15 minutos.


Basicamente um terapeuta profissional vai à empresa com todo o material necessário (cadeira especifica, musicoterapia, materiais higiénicos etc ). E que pode ser realizado em qualquer local (geralmente um escritório vazio ou sala de reunião).


Relacionado: Massagens nas empresas? 10 perguntas respondidas.


Ginástica Laboral


A prática de atividades físicas contribui para o aumento da dopamina e a serotonina, que promovem a sensação de bem-estar, ou seja, funcionam como um fator anti-stress.



Ginástica Laboral é um tipo de exercício adaptado aos mais diferentes sectores de actividade, e qualquer área dentro de uma empresa (seja uma área comercial, técnica, administrativa ou de gestão).


Relacionado: Será que funciona incentivar os seus colaboradores a socializarem entre si?


Workshops de gestão de stress


Os workshops de gestão de stress são intervenções específicas para combate ao stress. Pode ser feito em grupo ou individualmente e é baseado em técnicas de relaxamento, concentração e alongamentos utilizando igualmente ferramentas como o cumprimento, o sorriso, a alegria e a energia positiva para treinar a melhoria do ambiente de trabalho, a confiança e a entreajuda.


E na sua empresa, os colaboradores sofrem de stress laboral ?



Topo

Contactos

Av. Bombeiros - Caramão da Ajuda -Restelo, Lisboa, Portugal

Móv  (+351)  914 64 77 90

virnamartins@bewell.pt

SOCIALIZE Conosco

  • LinkedIn Bewell
  • Facebook Bewell