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O stress nas empresas é um problema? Sim!

A chave é saber gerir o stress no trabalho para que se mantenha em níveis saudáveis e não deixar escalar para níveis perigosos.


O STRESS É UM PROBLEMA REAL NAS EMPRESAS. A percentagem de pessoas a enfrentar situações de stress nas empresas/organizações era de 62% em 2013 passando para 86.1% em 2016…. em Portugal (estudo feito pela Associação Portuguesa de Psicologia da Saúde Ocupacional ).


Inúmeros estudos mostram que o excesso de stress pode causar sintomas físicos reais como dores de cabeça, dor de estômago, aumento da pressão sanguínea, dor torácica e problemas para dormir. Para já não falar no papel decisivo em estados de ansiedade e depressão.​

A chave é saber gerir o stress para que se mantenha em níveis saudáveis e não deixar escalar para níveis perigosos.

Mais fácil dizer do que fazer, certo?

A PRIMEIRA COISA A FAZER É RECONHECER OS SINAIS DE ALERTA


Nós estamos aqui para ajudar!


6 MÉTODOS EXPERIMENTADOS, SIMPLES E VERDADEIROS para reduzir o seu stress para níveis saudáveis. (na empresa e fora dela )


  • Largue o smartphone! Em vez de “ enterrar “ a cabeça no feed do Instagram ou facebook na hora de almoço, deixe o telefone na mesa durante as pausas e socialize com colegas de trabalho.

  • Inicie um programa de Coaching/ Mentoria na empresa. Nada melhor do que ter um “amigo / mentor “ com quem pode conversar . Embora os efeitos negativos do stress sejam reais, muito do nosso stress pode ser aliviado se conversar sobre isso.

  • Incentive exercícios de vulnerabilidade. Basicamente um grupo (4 ou 5 pessoas) são encorajadas a partilhar algo pessoal ou alguma experiência significativa que tenham tido. Os relacionamentos criados durante estes exercícios de vulnerabilidade podem ser a base para alguns dos relacionamentos mais duradouros na empresa.


O exercício físico é um anti stress natural que ajuda a mudar a mente com a libertação de endorfinas. Ao treinar concentra-se nos movimentos do corpo (em vez de refletir sobre as preocupações) e têm um efeito calmante sobre o corpo e a mente. (aponte para um mínimo de 30 minutos de atividade por dia).

NO ESCRITÓRIO TAMBÉM PODE AUMENTAR A MOBILIDADE:

  • Lançe um desafio de bem-estar. Crie um objetivo para toda a equipa e recompense os melhores desempenhos para promover uma competição saudável. Não precisa distribuir pulseiras eletrónicas a todos, basta por exemplo um pequeno contador de passos e estabelecer uma meta global ( ex: fazer a distância Lisboa – Porto num mês…ou num ano ).

  • Tenha “mesas ativas". Estar sentado longos períodos não é bom para sua saúde e como hoje em dia muitos colaboradores têm portáteis, equacione colocar mesas altas onde seja possível trabalhar de pé por exemplo.

  • Faça reuniões a andar. Além de aumentar a produtividade porque diminui as reuniões infindáveis ainda faz exercício. Outra alternativa é levantar-se e caminhar no escritório cada vez que atende o telefone.


Dormir pouco ou dormir mal é um fator importantíssimo no stress porque inibe a capacidade de lidar com níveis de stress considerados normais e muda a perspetiva sobre os assuntos….entre outros problemas claro.

É simples, se não dormir vai-se sempre sentir stressado e com graus de irritabilidade elevados.

ALGUMAS DICAS PARA RECUPERAR O HORÁRIO DE SONO:

  • Entre os líderes empresariais existe um estigma - "o sono é para os fracos". As pessoas mais produtivas sabem que não vão atingir níveis elevados de desempenho sem os efeitos regenerativos de dormir bem. Tente dormir 7 horas mínimo.

  • Estabeleça um horário para ir dormir. Com o tempo o seu relógio interno habitua-se e vai adormecer muito mais rápido e acordar à mesma hora todos os dias ……sem despertador.

  • E por falar em horários, evite dormir a sesta no fim de semana. Embora seja tentador, dormir a sesta pode desprogramar o bioritmo e desfazer o progresso que estava a fazer.

  • Desligue TUDO uma hora antes de ir dormir ( tv, portátil laptop etc ). Os écrans mantem os cerebros ativos e dificultam-nos a adormecer.


Já ouviu a frase "comer os sentimentos"? É real, muitas pessoas voltam-se para "alimentos de conforto" pouco saudáveis como forma de gerir o stress.

Alimentos com açúcar ou gordura, fazem-nos sentir “adormecidos”, e menos propensos a enfrentar os problemas, o que, por sua vez, só aumenta o stress.

É por isso que é tão importante comer alimentos saudáveis que são ricos em carboidratos complexos que alimentam o cérebro e apoiam a concentração e o foco.


E na sua empresa, os colaboradores sofrem de stress laboral ?


Saiba como estimular uma Alimentação Saudável na sua empresa AQUI.


Sente-se sobrecarregado ? Veja como diminuir o seu stress, controlando o seu trabalho:

  • Estabeleça metas. Antes de poder priorizar, defina objetivos claros. Tire tempo para falar com a sua chefia, esclareça os seus objetvos e certifique-se de que suas atividades diárias são pequenos passos para os seus objetivos globais.

  • Use os objetivos para avaliar a importância de cada tarefa. Ensine a sua equipa a avaliar cada tarefa, perguntando: "Isto aproxima-me ou afasta-me dos meus objetivos?" Se a resposta é diferente de "mais perto", não é uma prioridade.

  • Foque em 2-3 coisas no máximo. Já o velho ditado dizia “ Se tudo é uma prioridade, nada é uma prioridade” . Concentre-se nas "alavancas" – ou seja , as 2 ou 3 coisas por semana que terão o maior impacto nos objetivos.

  • Defina prazos. Regra geral se não tiver um prazo vai ser “ empurrado com a barriga “. Defina prazos realistas para tudo, e tudo será feito.

  • Faça uma lista de tarefas. Tão simples, mas tão eficaz. Hoje em dia existem aplicativos para o ajudar com a gestão de todas as tarefas .Use-os e mantenha sobre controle todas as atividades diárias


Gerir o stress têm a ver com gerir a mente. A forma como vê as coisas têm um impacto enorme na sua capacidade de lidar com o stress do dia a dia.

Eis algumas dicas para mudar a sua mentalidade e matar os maus hábitos:

  • Mantenha-se positivo. Uma forma é sentir gratidão. É surpreendente como mudamos de ponto de vista quando reconhecemos a sorte que temos em ter as pessoas e as coisas que temos nas nossas vidas.

  • Ninguém é perfeito. Não receie erros, aprenda com eles. O desejo de ser perfeito aumenta o stress e faz baixar a auto-estima. Reconheça que as falhas não o definem, são apenas oportunidades de aprendizagem e crescimento.

  • Concentre-se no que consegue controlar. Grande parte da ansiedade que sentimos é sobre a incerteza causada por coisas fora do nosso controle. A melhor maneira de combater isso é concentrar-se apenas nas coisas que podemos controlar com o nosso esforço, a nossa atitude e a forma como tratamos as pessoas


Têm algum “truque” para reduzir o stress no local de trabalho ? Diga-nos qual.

Quer transformar a sua empresa num local excelente para se trabalhar? Quer promover a saúde e bem estar dos seus colaboradores e elevar a sua produtividade?

Fale connosco, há 16 anos que implementamos wellness empresarial e podemos ajudar a sua empresa a melhorar a qualidade de vida e saúde dos colaboradores.


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