top of page

Corporate Wellness, perspectivas e tendências para o futuro!

As organizações viram como o envolvimento e a resiliência dos colaboradores se tornou mais importante do que nunca e uma cultura de cuidado e colaboração pode ajudar e apoiar os membros da sua equipa, à medida que eles continuam a navegar nestes tempos incertos.


Com a grande maioria a trabalhar a partir de casa, o último ano trouxe mudanças significativas ao mundo e ao local de trabalho tal como o conhecemos.


Como se constrói uma cultura de afeto que pode não só ajudar a sua organização a sobreviver em tempos como estes mas, também prosperar? Um programa de saúde e bem-estar pode ser a resposta.

Tenha em mente estas tendências e veja novas formas de envolver a sua equipa.


Indíce:


#1 - A Saúde Mental torna-se uma prioridade....global!


A Covid-19 afetou o mundo inteiro de uma forma ou de outra.


“Mexeram no nosso queijo”, e ninguém nos avisou! A previsão é que a saúde mental vá deixar de ser um tabu e temas como depressão, ansiedade, burnout .....deixem de ser estigmatizados nas empresas.


Os colaboradores que antes eram muitas vezes vistos como fracos e vulneráveis por falarem em doenças mentais vão poder ter mais ajuda, compreensão e empatia.


Algumas empresas já despertaram para esta realidade e existe um maior investimento no bem-estar mental. Existe já a perceção que a saúde mental já não é um luxo "agradável" que se oferece mas antes uma necessidade e uma prioridade.


É ótimo vermos neste momento ações de coaching, psicologia e mesmo debates e workshops sobre saúde mental, serem acolhidos pelas empresas.

Junta-se a esta boa notícia o facto de o formato online comportar perfeitamente

estas dinâmicas e cria-se a possibilidade maravilhosa de apoiar efetivamente as pessoas. Perfeito não é?


As coisas estão a mudar, têm de mudar e 2021 é o ano certo!



#2 – Mexer-se e ser Saudável mesmo em.... casa


Apesar de ser do conhecimento comum que o exercício físico representa um papel muito importante no bem-estar dos indivíduos, a maioria das empresas não o incentiva ativamente.


Felizmente o exercício físico conseguiu acompanhar a transição incrível para o virtual através de eventos e outras experiências sociais como aulas, vídeos…


Desde que devidamente acompanhados qualquer um pode fazer um treino de corpo inteiro sem nenhum equipamento.

Todos nós, mesmo durante este período, podemos adquirir hábitos que são extremamente impactantes para o nosso bem-estar geral.

Perspectivamos um aumento destas atividades online com Aulas variadas, diferentes ferramentas e rotinas - posturas, exercícios de respiração, entre outras que propõem melhorar o bem-estar físico e psíquico das suas equipas.


Que tal uma aula de Yoga pela manhã ou uma divertida aula de Ginástica laboral antes do almoço; que bom que seria! Encha a sua empresa de energia positiva!!!


#3 - Alimentação Intuitiva


Somos o que comemos. Para muitas pessoas, aprender o que falha nas suas dietas pode ser a chave para reequilibrar e restaurar o caminho para uma melhor saúde.


Uma vez que a nutrição é uma âncora da saúde geral — e pode prevenir doenças

como diabetes tipo 2, doenças cardíacas… – os especialistas pensam que um olhar sobre o reequilibrio nutricional a nível pessoal será uma tendência e uma necessidade.


Com os restaurantes a fechar muitas pessoas descobriram a alegria de cozinhar em casa. Não só proporciona mais controlo sobre a qualidade dos alimentos, como oferece uma oportunidade de sentir os benefícios de uma melhor nutrição e sabor.


Nas empresas, a reeducação alimentar é extremamente interessante, pois ao ser feita coletivamente os colaboradores ajudam-se, motivam-se e em conjunto ultrapassam desafios....



#4 Recuperação e saúde do sono: descanso no "centro do palco"


Outra parte basilar a nossa saúde é o descanso e neste sentido vemos também uma grande ênfase na recuperação e em particular no: bom, repousante e revigorante SONO.


Relógios que medem as nossas horas de sono, treino de sono, suplementos de sono – é uma tendência….


Como muitos dos aspetos da nossa saúde, um bom sono pode ser construído através de uma série de ações ativas. É importante partilhar com os membros da sua equipa quais as formas de conseguir uma melhor higiene de sono, porque já diz o ditado: “Dormir é meio alimento”!

10 razões pelas quais os RH devem investir no sono


#5 Écrans - Impor limites à tecnologia será o novo normal


Tendência de autocuidado: a fadiga de ecrãns e o burnout tecnológico é real.


Estamos a ver os efeitos da luz azul e do tempo de ecrã na nossa saúde ocular, saúde mental, ciclos de sono, e muito mais.


Prevemos que as fronteiras tecnológicas estarão na moda por muito tempo, permitindo-nos ter o melhor dos dois mundos: conectividade instantânea e um mundo de educação ao nosso alcance numa relação saudável com a tecnologia.

Apesar disso terá de ser incentivado e ensinado o equilíbrio entre este uso e a necessidade de pausas e integração dos imprescindíveis dias de desintoxicação tecnológica.

Um treino de 30 minutos usando o ecrã de iPad? Saudável e importante! Três horas a percorrer o TikTok? Talvez nem tanto!


Lembre-se, até as melhores relações têm limites saudáveis.


#6 - Saúde - Fortalecimento dos Sistemas Imunológicos


Esta pandemia global aumentou substancialmente a sensibilização para a saúde. Cada vez mais pessoas estão conscientes da saúde e dos efeitos da má alimentação, sedentarismo, neglicência da saúde mental, hábitos de sono incorretos etc que conduzem a sistemas e doenças imunitárias enfraquecidos.

Os especialistas acreditam que haverá um aumento do interesse pela saúde nos 4 pilares que a OMS integra agora como basilares: saúde físca, mental, social e espititual ( não necessariamente religiosa).

Neste nosso Top Challenge que vivemos, fruto da situação pandémica, vemos as pessoas a ficarem em casa, a cozinhar mais e a cuidar das suas famílias com medo de adoecerem.


Esta é uma oportunidade para voltarmos a focar no cuidado e proteção a nós e aos “nossos” pelo que é uma tendência fabulosa onde cada um de nós pode investir.


# 7 – Andar / Caminhar para a saúde física e mental


Caminhar beneficia o corpo de diversas formas. Além disso, é fácil de fazer e pode ser feito em qualquer lugar - mesmo em pandemia . Caminhar tornou-se o método preferido de treino para muitas pessoas durante a quarentena.


De programas de caminhada a passeios pela vizinhança, espere continuar a ver a tendência de caminhada continuar.


As pessoas estão mais dispostas a sair e dar uma caminhada para fazer exercícios do que nunca e descobriram os benefícios da caminhada para a saúde física e mental.

Caminhar é algo que podemos fazer no trabalho, à hora do almoço ou nossos intervalos.

Caminhar 30 minutos por dia, dividido em duas ou três sessões, é uma forma

poderosa de limpar a sua mente, queimar calorias, melhorar a saúde cardiovascular e a postura.


# 8 - Voltar ao básico, fazer menos, sentir-se melhor


“Faça menos!” Somos nós em 2021. Embora a boa forma e uma vida saudável ainda sejam uma prioridade, estamos a perceber que não temos que fazer muito para ser saudáveis.


Pense, não é necessário um bootcamp de 90 minutos. Se adora treinos super intensos, vá em frente, mas saiba que uma aula simples de ioga também será ótimo.


Um treino de 15 minutos e uma caminhada podem melhorar o seu humor, enquanto cuida do seu corpo.


Vamos tornar o bem-estar algo simples e acessível novamente! Podemos recuar, focar nas coisas simples: mais movimento, melhor nutrição, boa hidratação, dormir e cuidar de sua saúde mental.


# 9 - Natureza, natureza, natureza


Numa altura de distanciamento social existe um novo e intenso foco na natureza, e na natureza como cura!


Um número crescente de pessoas tem acordado para o facto de que a forma como "nós”, espécie humana, interagimos com outras espécies (e invadimos o seu habitat natural) causou a nossa própria doença.


É com esta consciência sem precedentes que vemos como a sustentabilidade do Planeta se liga ao bem-estar humano.

Ciclismo, caminhadas, passeios pedestres estão a crescer rapidamente, não só porque são experiências de bem-estar que não causam danos ao planeta mas também porque são atividades que permitem o distanciamento social desejado.


Acreditamos que todos podemos beneficiar destas tendências de bem-estar para 2021.


Imagine um mundo onde todas as melhores "modalidades de cura" foram combinadas, todos dormiram bem e tiveram acesso a cuidados de saúde mental, e tivemos um relacionamento super saudável com écrans e tecnologia.


O ginásio em casa é fantástico, as nossas refeições têm mais verduras; apreciamos a comida, recuperamos bem e recorremos à natureza para cura e apoio.


Vamos ver para onde 2021 nos levará mas a pesquisa fala por si: Uma melhor saúde será uma tendência!



Prepare seu local de trabalho para estas tendências de saúde e bem-estar


Embora muitas destas tendências sejam profundamente pessoais, existe uma oportunidade de ajudar os membros da sua equipa a vivenciá-las.


Aproveite todas as oportunidades para dar experiências ou ideias de bem-estar à sua equipa, vai valer a pena!



Algumas dicas para implementar algumas dessas tendências, mesmo 100% Online:

  • Crie dicas digitais regulares sobre alimentação saudável: receitas saudáveis, dicas informativas, tutoriais sobre como comprar melhor no supermercado, como cozinhar sem desperdício…

  • Crie dinâmicas diversas de apoio à saúde mental dos seus colaboradores como sejam Palestras e Workshop´s, ações de Mindfulness, consultas de psicologia…

  • Incentive momentos de pausa com oferta de aulas de relaxamento express, ginástica laboral ou momentos de boa postura no posto de trabalho!

  • Se os seus colaboradores não podem ir ao ginásio mas adoram, leve-lhes as aulas até suas casas. Aulas de Fitness Online, uma boa solução!


Cada empresa tem o seu ADN e as suas necessidades; palestras, aulas, challenges, tutoriais, dicas são ferramentas ao seu dispor e que podem ser ajustadas à sua empresa.


Agora, é hora de se concentrar nas tendências, este é um ano focado na criação e melhoria do bem-estar da sua empresa e dos seus colaboradores.


Como consideraria a implementação de algumas destas tendências de bem-estar na sua empresa? Precisa de ajuda?


Wellness empresarial-produtividade-engagement

bottom of page