top of page

“Cure” a sua empresa com uma Semana da Saúde.

Cuidar da saúde dos colaboradores é um assunto que tem ganho grande relevância dentro das empresas. Saiba porquê.


Os gestores começam a ter a perceção de que aumentar o bem-estar traz retornos muito positivos e falam cada vez menos em custos e mais em investimento.

Ao implementar ações de promoção de saúde, a empresa torna as suas equipas mais produtivas, cria laços de confiança e níveis de satisfação elevados, cria a noção de valorização pessoal e cuidado personalizado.


Resultado: equipas mais produtivas e maior retorno financeiro da empresa.

Semana da Saúde Bewell Portugal

AFINAL, O QUE É A SEMANA DA SAÚDE?

Atividades de grupo Bewell Portugal

A semana interna da saúde é um evento que promove atividades que informam, esclarecem dúvidas, consciencializam e incentivam os colaboradores a cuidarem da sua saúde.


As diversas ações são realizadas de forma integrada e geralmente acontecem durante uma semana, durante o horário laboral.


Todos os setores, departamentos e colaboradores podem e devem participar. O cronograma de atividades deve ser pensado de modo a não prejudicar a operação da empresa.


Nesta semana poderá promover a saúde com ações de informação ( o poder de uma boa comunicação é inimaginável); com ações de consciencialização ( aumentando o conhecimento sobre várias áreas e consequências dos riscos de não se cuidar da saúde); formações práticas educativas para ensinar novos hábitos.


PORQUE É IMPORTANTE PARA A EMPRESA?


A Semana da Saúde é importante pois é nela que se promovem hábitos de vida mais saudáveis, se despertam consciências e se "diagnosticam" e previnem doenças que podem trazer problema no futuro.


Além destes aspetos positivos para os colaboradores, as empresas ainda podem contar com:

  • Diminuição dos índices de absenteísmo, de baixa por doença e turnover;

  • Maior motivação, foco e satisfação dos colaboradores;

  • Diminuição da incidência de acidentes de trabalho e despesas com saúde;

  • Aumento da produtividade.

Em Portugal ainda não se investe muito na prevenção da saúde, e existem poucos estudos que caracterizem a população dentro das empresas, mas sabemos em âmbito geral que:

  • Boa parte dos trabalhadores não pratica atividade física

  • Excesso de peso corporal atinge mais de 40 % dos trabalhadores

  • 60% consomem frutas e verduras de maneira insuficiente.

Apenas com estes indicadores podemos perceber que a maioria dos colaboradores não têm hábitos de vida saudável de uma forma regular, e que este facto tem um impacto fortíssimo no seu rendimento e consequentemente no rendimento da empresa.


Para promover hábitos de vida saudável, como posso começar a delinear uma semana da saúde?


Cada empresa deve definir a sua semana da Saúde e integrar as atividades que forem mais adequadas às suas especificidades, o ideal é ter muita variedade. Alguns exemplos:


Palestras

Apresentações sobre as mais variadas temáticas, podem ser informativas, motivacionais, de sensibilização ou interativas


Workshops

Ações que informam de forma mais lúdica, divertida e interativa. Criam grande entrosamento e têm níveis de mudança de comportamentos bastante elevados


Inquéritos

Abordagens pessoais para realizar aferições de índices de saúde e hábitos dos colaboradores. Posteriormente são fornecidas orientações de acordo com o resultado obtido


Dicas de Saúde

Informações descritivas ou jogo de perguntas e respostas que pode envolver os mais diversos temas, sendo uma opção envolvente e que promove grande aprendizado


Aulas

Aulas em formatos express que dão a conhecer modalidades desportivas e outras para que os colaboradores possam experienciar diversas experiências e depois optar por modalidades que incrementem a saúde ( ex: aulas de dança, mindfulness, etc.)

TEMAS RELEVANTES PARA A SEMANA DE SAÚDE

Assim como os atividades, os temas devem ser escolhidos de acordo com o perfil dos

colaboradores e as necessidades da empresa. É interessante e importante fazer um questionário para verificar as principais dúvidas, curiosidades e temas de interesse dos colaboradores. 

Semana da Saúde Bewell Portugal

Se possível, é extremamente útil também solicitar ao setor de saúde ocupacional um levantamento geral do estado de saúde dos colaboradores, assim é possível definir e trabalhar os temas de maneira mais assertiva. 


Algumas Sugestões:

  •  Alimentação Saudável;

  • Alimentação Sustentável

  • Gestão de Stress

  • A importância da atividade física;

  • Educação postural; entre muitos outros

Além deste evento, a adoção de outros programas e atividades de bem-estar corporativo (ginástica laboral, Alimentação saudável, Office massage, entre outros) são essenciais para que a empresa se torne um lugar melhor para se trabalhar e alcance o sucesso.


Então, e que tal promover o bem-estar no seu ambiente de trabalho agora mesmo? Converse com a Bewell, ajudamos sua empresa a organizar e promover a sua Semana da Saúde.


Programas de Saúde e Bem-Estar Empresas Bewell Portugal


309 visualizações
bottom of page