
“Cure” a sua empresa com uma Semana da Saúde.
Cuidar da saúde dos colaboradores é um assunto que tem ganho grande relevância dentro das empresas. Saiba porquê.
Os gestores começam a ter a perceção de que aumentar o bem-estar traz retornos muito positivos e falam cada vez menos em custos e mais em investimento.
Ao implementar ações de promoção de saúde, a empresa torna as suas equipas mais produtivas, cria laços de confiança e níveis de satisfação elevados, cria a noção de valorização pessoal e cuidado personalizado.
Resultado: equipas mais produtivas e maior retorno financeiro da empresa.

AFINAL, O QUE É A SEMANA DA SAÚDE?

A semana interna da saúde é um evento que promove atividades que informam, esclarecem dúvidas, consciencializam e incentivam os colaboradores a cuidarem da sua saúde.
As diversas ações são realizadas de forma integrada e geralmente acontecem durante uma semana, durante o horário laboral.
Todos os setores, departamentos e colaboradores podem e devem participar. O cronograma de atividades deve ser pensado de modo a não prejudicar a operação da empresa.
Nesta semana poderá promover a saúde com ações de informação ( o poder de uma boa comunicação é inimaginável); com ações de consciencialização ( aumentando o conhecimento sobre várias áreas e consequências dos riscos de não se cuidar da saúde); formações práticas educativas para ensinar novos hábitos.
PORQUE É IMPORTANTE PARA A EMPRESA?
A Semana da Saúde é importante pois é nela que se promovem hábitos de vida mais saudáveis, se despertam consciências e se "diagnosticam" e previnem doenças que podem trazer problema no futuro.
Além destes aspetos positivos para os colaboradores, as empresas ainda podem contar com:
Diminuição dos índices de absenteísmo, de baixa por doença e turnover;
Maior motivação, foco e satisfação dos colaboradores;
Diminuição da incidência de acidentes de trabalho e despesas com saúde;
Aumento da produtividade.
Em Portugal ainda não se investe muito na prevenção da saúde, e existem poucos estudos que caracterizem a população dentro das empresas, mas sabemos em âmbito geral que:
Boa parte dos trabalhadores não pratica atividade física
Excesso de peso corporal atinge mais de 40 % dos trabalhadores
60% consomem frutas e verduras de maneira insuficiente.
Apenas com estes indicadores podemos perceber que a maioria dos colaboradores não têm hábitos de vida saudável de uma forma regular, e que este facto tem um impacto fortíssimo no seu rendimento e consequentemente no rendimento da empresa.