• Bewell Portugal

Mindfulness: o segredo para equipas focadas e produtivas.

Reuniões, e-mails, projetos e solicitações urgentes que não param de se acumular. Este será, sem dúvida, um dia de trabalho típico na sua empresa.


Felizmente, hoje em dia, as empresas têm acesso a uma ferramenta que pode ajudar os colaboradores a gerir o stress, enquanto aumentam a sua produtividade e reduzem custos com saúde e faltas por doença.



Chama-se mindfulness, também conhecido por atenção plena.



A longo prazo, a prática de mindfulness reduz os danos causados pelo stress crónico, pois aumenta a concentração e a criatividade, o que tem um grande impacto na saúde geral.

O mindfulness é a prática de estar totalmente presente no momento e autoconsciente, sendo capaz de reconhecer calmamente os seus próprios pensamentos e sentimentos sem os interpretar ou julgar.


Ensinar as técnicas de atenção plena aos seus colaboradores pode ajudá-los a sentirem-se mais no controlo dos seus próprios pensamentos e comportamentos e, também, mais conscientes de como estes pensamentos afetam as suas reações.


Se deseja criar uma equipa mais feliz, saudável e motivada, acrescente o mindfulness ao seu programa de bem-estar para melhorar a saúde mental no seu local de trabalho. Leia este artigo para saber como começar.


Como o Mindfulness melhora o ambiente no seu local de trabalho


A prática de mindfulness traz inúmeros benefícios para empresas e colaboradores.


Quando existem problemas pessoais, é difícil aos seus colaboradores conseguirem deixá-los de parte e concentrarem-se no trabalho.


Assim, com os níveis de stress no máximo, praticar técnicas de mindfulness pode ajudá-los a interromper o ruído externo e concentrar-se nas tarefas a desempenhar.


Quando o praticam regularmente, os colaboradores vêem o stress diminuir e uma sensação geral de bem-estar aumentar.


A versatilidade do mindfulness também é uma grande vantagem, pois pode ser praticada em qualquer lugar, para lidar com desafios pessoais e profissionais, permitindo ao colaborador processar e lidar com as suas emoções de forma saudável.

A longo prazo, a prática de mindfulness reduz os danos causados pelo stress crónico, pois aumenta a concentração e a criatividade, o que tem um grande impacto na saúde geral.


Como as empresas podem beneficiar do Mindfulness


O stress tem efeitos dramáticos para uma empresa. Estudos recentes revelam que 29% dos inquiridos gritaram com um colega de trabalho devido à pressão e ao stress a que são submetidos no local de trabalho e 2% partiram mesmo para a violência física.

Estes números, somados aos custos com assistência médica, rotatividade e absentismo causados por altos níveis de stress são muito prejudiciais à sua empresa.


Antigamente poucas pessoas referiam o stress e exaustão como problemas no local de trabalho. Não que estes problemas não existissem, mas nem as empresas nem os colaboradores estavam sensibilizados para tal.



Felizmente, houve uma mudança de paradigma e existem cada vez mais empresas que procuram melhorar o ambiente no local de trabalho e, em geral, a produtividade, através da prática de mindfulness.


A United Healthcare publicou, recentemente, um estudo no qual 90% dos seus colaboradores relatam ter experimentado efeitos bastante positivos na sua saúde e bem-estar após aprenderem técnicas de meditação e de mindfulness.


Estes efeitos positivos vão bastante além do alívio do stress e têm também um impacto muito significativo ao nível da criatividade, foco e sentimento de pertença.

Quando praticado regularmente, o mindfulness ajuda a incrementar a produtividade da sua equipa e os seus colaboradores sentem-se mais satisfeitos com os resultados.



Como integrar o Mindfulness no seu programa de bem-estar



Aqui estão algumas ideias por onde começar:


  • Ofereça aulas de mindfulness/meditação no trabalho: e estamos a falar de muito mais que fechar os olhos e respirar profundamente. Trata-se de um percurso que requer instruções guiadas sobre respiração, relaxamento e como percepcionar o mundo sem julgamento e no momento presente. Convide um dos nossos professores para ajudar os seus colaboradores a aprender as técnicas.


  • Realizar sessões educativas/workshops: é normal que nem todos os seus colaboradores saibam o que é exatamente o mindfulness ou como beneficiar com a sua prática. Existem muitas pesquisas disponíveis para lhes mostrar o quão importante o mindfulness é para melhorar a saúde e o bem-estar geral. Num workshop as pessoas poderão percecionar a efetividade desta técnica e fica lançada a semente para uma prática regular!


  • Incorporar a atenção plena nas atividades diárias de trabalho, como? Com um Programa Anual de Mindfulness terá seguramente um grupo de participantes que serão os futuros embaixadores desta técnica. De uma forma exponencial todo o clima da empresa mudará, do indivíduo para o grupo de trabalho e destes para toda a empresa


E uma última sugestão:


O Mindfulness é para todos e por isso devemos Incentivar todos os níveis da organização a participar: é importante que toda a estrutura hierárquica da sua empresa pratique o mindfulness e incentive os seus colaboradores a fazê-lo.


Quanto mais envolvimento houver por parte de toda a organização, mais facilmente conseguirá trazer o mindfulness para dentro da sua empresa e começar a colher os frutos desse investimento.


Incorporar a prática de Mindfulness no seu programa de bem-estar não ajuda apenas a reduzir o stress na sua empresa.


Também ajudará os seus colaboradores a libertarem-se de estigmas sobre o assunto, a tomar melhores decisões, a reduzir a reatividade emocional e a aumentar o seu desempenho.

Fale connosco, há 16 anos que implementamos wellness empresarial e podemos ajudar a sua empresa a melhorar a qualidade de vida e saúde dos seus colaboradores!




Topo

Contactos

Av. Bombeiros - Caramão da Ajuda -Restelo, Lisboa, Portugal

Móv  (+351)  914 64 77 90

virnamartins@bewell.pt

SOCIALIZE Conosco

  • LinkedIn Bewell
  • Facebook Bewell