• Bewell Portugal

10 Dicas para criar uma Cultura de Wellness na sua empresa... em 2020.

Uma cultura empresarial que privilegie o bem-estar dos seus colaboradores desempenha um papel essencial a nível físico, emocional e mental. Quando uma empresa faz da saúde dos seus colaboradores uma prioridade, o seu local de trabalho torna-se mais eficiente e produtivo, e muito embora haja programas de wellness que demonstrem resultados impressionantes ao nível do ROI, apenas a sua criação e existência não é suficiente.

Construir e manter uma cultura de saúde

Para que os seus colaboradores considerem importante fazer escolhas positivas ao nível da saúde, é necessário que se crie um ambiente que simultaneamente apoie e recompense esses comportamentos. Por mais interessante que lhe possa parecer fazer um almoço de equipa semanal só de fast-food ou disponibilizar no seu escritório uma máquina com doces e snacks pouco saudáveis, saiba que a médio-longo prazo irá colher o prejuízo dessas atitudes. 


Um programa de wellness não irá funcionar se a cultura da sua empresa não o apoiar - os seus colaboradores não se irão interessar em participar, os líderes da sua empresa não se envolverão e o seu programa tenderá a falhar.


Sem uma cultura e ambiente que apoie a tomada de decisões conscientes e responsáveis no que respeita à saúde, os seus colaboradores não acreditarão que a sua saúde e felicidade sejam, de facto, uma prioridade para a empresa. 

Assim, é urgente que comece por incorporar o seu programa de Wellness na cultura da sua empresa. E porque não fazê-lo já em 2020?


Se não souber por onde começar, leia estas 10 dicas, que o vão ajudar a criar uma verdadeira cultura de bem-estar:



1. Comece pela gestão de topo


Uma das formas mais fortes de estabelecer um ambiente saudável dentro da sua empresa é liderar pelo exemplo. É importante assegurar-se de que a sua gestão de topo está alinhada com a cultura da empresa e promove um estilo de vida saudável. Se os seus líderes dão importância ao exercício físico e fazem uma alimentação saudável, isto é um exemplo forte para os restantes colaboradores.


2. Incentive a adoção de um estilo de vida ativo


Apesar de ser do conhecimento comum que o exercício físico representa um papel muito importante no bem-estar dos indivíduos, a maioria das empresas não o incentiva. Pelo contrário, muitas vezes até exigem a obrigatoriedade de os seus colaboradores se manterem sentados em reuniões infindáveis e não fazerem pausas regulares durante uma jornada de trabalho.


Este comportamento pode ser facilmente combatido através de simples gestos como colocar as impressoras longe das secretárias, transformar uma sala não utilizada num pequeno ginásio ou contratar um instrutor de ioga para uma aula logo de manhã ou durante a hora de almoço.

3. Ofereça alimentação saudável 


Para que os seus colaboradores se tornem mais produtivos, têm que seguir uma dieta alimentar nutritiva e equilibrada. Substitua as máquinas de snacks por nozes e frutas frescas ou convide-os a participar de um workshop de alimentação saudável, dando-lhes todas as ferramentas necessárias para aprenderem a importância de comer alimentos verdadeiramente nutritivos. 


4. Acabe com o stress


Dados partilhados recentemente pelo Instituto Americano do Stress demonstram que 80% dos colaboradores sentem stress no trabalho e que 42% diz precisar de ajuda para o reduzir. As empresas que constroem culturas de trabalho que privilegiam o bem-estar das equipas deverão conseguir identificar quais os aspetos mais stressantes para os seus colaboradores, seja a carga de trabalho ou a falta de expectativas, e trabalhar em conjunto com os colaboradores para diminuir ou até mesmo eliminar esses fatores.

5. Altere a sua mentalidade


Muitos programas de wellness partem do pressuposto de que as pessoas mudam os seus hábitos rapidamente e com base apenas na sua força de vontade, mas não é verdade. É importante que as empresas ofereçam reforços positivos para comportamentos saudáveis e que deem aos seus colaboradores as ferramentas necessárias para agir e alcançar os seus objetivos.

6. Dê apoio emocional à sua equipa


Agora, mais do que nunca, é fundamental educar os colaboradores sobre os recursos disponíveis para evitar situações de burnout, colapsos nervosos e risco de suicídio. O início do ano traz uma carga emocional muito grande um pouco por todo o lado.





7. Seja flexível


O típico horário das nove às cinco está desatualizado e, hoje em dia, empresas que não oferecem flexibilidade de horário dificilmente conseguirão atrair ou reter talento. A flexibilidade é muito importante para manter um equilíbrio positivo entre a vida pessoal e a vida profissional, por isso, se ainda não o faz, considere oferecer a possibilidade de teletrabalho e horários flexíveis. Esta flexibilidade ajudará a reduzir o stress e a aumentar o bem-estar mental, incentivando a produtividade.

8. Crie canais de comunicação bilaterais


O bem-estar social é, frequentemente, esquecido dentro das empresas e esta é uma das formas mais fáceis de garantir o bem-estar geral. Assim, um canal de comunicação aberto e bilateral propicia uma cultura de abertura que promove a comunicação entre pares e chefias, para que os seus colaboradores se sintam confortáveis em conversar sobre as preocupações que mais impactam o seu trabalho.

9. Explique o porquê


Quando todos conhecem e trabalham para o mesmo propósito, a motivação, produtividade e satisfação geral dos seus colaboradores aumenta. Para alinhar a sua equipa em torno de um objetivo comum, é importante que:

  • Mostre reconhecimento

  • Expresse gratidão

  • Informe os colaboradores de como o seu trabalho afeta a empresa e os seus clientes

  • Discuta com frequência a missão e valores da empresa

  • Partilhe casos de sucesso de clientes

  • Todos se concentrem na visão global do negócio

10. Ofereça oportunidades de desenvolvimento profissional


Oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional pode ter um impacto muito positivo na maneira como os colaboradores veem o seu trabalho, pois sentirão que, mais do que receber um salário no final do mês, estão a ser valorizados e que a empresa está realmente a investir no seu crescimento.


Por isso, seja através de um subsídio para formação ou de oportunidades de fazer voluntariado ou para desenvolver novas habilidades, ofereça aos seus colaboradores as ferramentas necessárias para que vivam uma vida equilibrada, mais saudável e feliz.

Está pronto para fazer a mudança? Porque não garantir que a sua empresa começa 2020 com um programa de wellness que se integra com a sua cultura?

Fale connosco, há 16 anos que implementamos wellness empresarial e podemos ajudar a sua empresa a melhorar a qualidade de vida e saúde dos seus colaboradores!




Topo

Contactos

Av. Bombeiros - Caramão da Ajuda -Restelo, Lisboa, Portugal

Móv  (+351)  914 64 77 90

virnamartins@bewell.pt

SOCIALIZE Conosco

  • LinkedIn Bewell
  • Facebook Bewell