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Massagens nas empresas? 10 perguntas respondidas.

Se aumenta a boa disposição dos colaboradores e baixa níveis de stress, melhora a comunicação entre equipas e aumenta a produtividade, o que será?


SIMPLES, MASSAGEM NO SEU ESCRITÓRIO!

1 - Massagem no Escritório, é possível ?


Possível e desejável diríamos nós . As Office Massage, são especialmente indicadas para eventos e empresas, uma vez que podem ser realizadas com qualquer tipo de vestuário e com a ocupação de pouco espaço. Para a realização de uma Office Massage, basta apenas uma cadeira indicada para o efeito, um terapeuta especializado, 2m2 de espaço e 15 minutos.


2 - Como funciona a Chair Massage Corporativa?


Basicamente um terapeuta profissional desloca-se à empresa com todo o material necessário  (cadeira especifica, musicoterapia, materiais higiénicos etc ). Apenas são necessários 2m2 de espaço, pelo que pode ser realizado em qualquer local (geralmente um escritório vazio ou sala de reunião)


3 - Quanto tempo dura uma Quick Massage?


…literalmente o tempo que quiser! Existem empresas que querem apenas dar um pequeno conforto muscular aos seus colaboradores, e mesmo na cadeira do posto de trabalho, o terapeuta faz uma massagem de 5 a 10 minutos.


Outras empresas querem mesmo um programa terapêutico e realizam sessões de 30 minutos, e excecionalmente as empresas oferecem massagens de 1 hora a certos colaboradores como premiação! 


O mais vulgar é as empresas oferecerem massagens de 15 minutos em cadeira ergonómica pois esta massagem leva o tempo suficiente para que se tenham resultados terapêuticos mas simultaneamente permite que se possam realizar várias sessões num dia, rentabilizando assim o tempo do terapeuta e chegando a um grande número de colaboradores! 

4 - Qual a periocidade ideal?


Semanal, mensal ou mesmo pontual, o importante é dar o primeiro passo na melhoria da Produtividade, Criatividade, Comunicação e Disposição dos colaboradores. Em mais de 16 anos de experiência pudemos observar em centenas de profissionais (administrativos, técnicos e de gestão) as mais-valias no âmbito do alívio das dores físicas e stress emocional. Tem sido notável também verificar a melhoria da Saúde e Bem-Estar dos  Colaboradores que fazem regularmente este tipo de massagens.


As empresas com estes programas experimentam um aumento de 8% na produtividade dos colaboradores(1*)

5 - Será que os colaboradores vão gostar?


A massagem no escritório faz os seus colaboradores felizes. Não apenas felizes, mas ridiculamente felizes. Estamos a falar que esta, talvez seja a única atividade que se espera em contagem decrescente. Neste dia não há dores de cabeça que os façam ficar em casa, não há dias de férias isolados, não há nada que faça um colaborador inscrito na massagem, faltar! Não se depender da vontade dele claro!


A moral dos colaboradores sobe em flecha quando chega o terapeuta com a cadeira de massagens- chega a "luz" ao seu escritório e prepare-se pois vai rapidamente tornar-se o herói de seu escritório.


6 - Existem indicadores para este tipo de programas?


Medir e ter indicadores da eficácia do programa e das atividades desenvolvidas torna-se essencial, uma vez que ao medir indicadores chave, não só ajuda a veicular investimentos no programa como “ prova” os reais resultados de curto e longo prazo.


Assim como é feito em outras áreas de negócio, um Dashboard Wellness eficaz, integra e consolida dados para fornecer uma visão clara do seu desempenho,incluindo índices de participação, satisfação e bem estar dos colaboradores e medidas organizacionais de produtividade, financeiras e mesmo culturais. Podem ser medidos mensalmente, trimestralmente ou anualmente

(dependendo do indicador) e deve ser monitorizado ao longo do tempo. 


Relacionado: Um Dashboard para Programas de Saúde & Bem Estar nas Empresas.


7 - Como funciona o agendamento /marcações?


As marcações podem ser realizados pela própria empresa (por ordem de marcação ou como forma de premiação por exemplo). Os colaboradores, aparecem na hora marcada ou podem ser chamados de acordo com um cronograma.  A Bewell pode inclusive levar o processo um pouco mais longe e pode gerir o agendamento dos colaboradores diretamente online.


Assim e da parte do empregador, apenas basta dizer que sim e nós tratamos de A a Z todo o processo. Depois é só receber os elogios e a boa-disposição.


18% dos colaboradores ficam mais propensos

a fazerem esforços extras (2*)



8 - Tenho que assinar um contrato?


Depende. Se está a contratar uma empresa de massagem corporativa apenas uma vez para fazer um evento ou uma animação/ação experimental, então não faz sentido haver contrato. Recomendamos apenas que verifique a política de adjudicação, validade da proposta e condições de cancelamento para não haver surpresas desagradáveis.


Se por outro lado estiver a organizar um programa com objetivos bem estabelecidos isso vai obriga-lo a estipular dias, gerir horários,organizar e planear. Nesse sentido e para que haja otimização do tempo de ambas as empresas ( a de massagens e a sua, e dos colaboradores) aconselhamos a existência de um contrato.


Além da regularização de horários e otimização dos tempos, é válido também afirmar que contrato a 12 meses têm frequentemente desconto relativamente a ações pontuais.


9 - Nesta massagem em escritório são usados cremes ou loções?


Dado que as pessoas estão vestidas, o mais comum é não haver o uso de óleos ou loções. Porém, e dado que algumas zonas poderão estar expostas, o terapeuta poderá eventualmente usar algum tipo de creme que possa ajudar a tratar alguma lesão. A massagem na cadeira ergonómica já usa técnicas de pressão, com fins terapêuticos para substituir o que alguns cremes fazem na massagem normal por isso, o creme extra, na maioria das vezes não é necessário.


10 - É fácil começar?


Os programas de massagem no escritório são simples e facéis de implementar.  cadeiras de massagem são pequenas, portáteis e versáteis. São desenhadas para que possam caber em praticamente qualquer local, desde salas de conferências, pequenos gabinetes ou mesmo corredores de passagem.

Do seu lado basta apenas indicar o dia e o horário e todo o processo será agilizado rapidamente.


Relacionado: Passo a Passo para implementar um programa de Saúde & Bem Estar na sua empresa. 


(*1): National Business Group on Health, 2005 (*2): Quantum Workplace - Workplace Well-Being: Provide Meaningful Benefits to Energize Employee Health, Engagement, and Performance


Quer experimentar? 


Assim como qualquer outra decisão que toma no seu negócio, deve escolher uma empresa organizada, profissional e que consiga entregar os serviços a que se propõem. Deve ter em consideração a legalidade da empresa, seguros, certificados, referências etc.






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